Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 20 de março de 2014

Por que o nome de Brasil?


Nomes da Nossa Terra

Até a chegada dos portugueses, os nativos chamavam o Brasil de Pindorama, que significa “terra das palmeiras”. A esquadra de Cabral batizou as novas terras de Ilha de Vera Cruz, anunciando a chegada do cristianismo. Mais tarde, como não se tratava de uma ilha, o nome passou para Terra de Santa Cruz.

As caravelas.

Mapa do Brasil no início da Colonização.

Alguns mapas do início do século XVI, assim como descrições de viajantes da época, se referiam ao Brasil como Terra dos Papagaios ou Terra Nova.

Popularmente o nome do país originou-se da abundância de pau-brasil. No entanto, pesquisas revelam que antes mesmo de utilizarem essa madeira para tingir tecidos, os europeus imaginavam a existência de uma ilha chamada Hy Brazil no meio do oceano Atlântico. Os homens do século XVI afirmavam que o Brasil se chamava assim graças a essa ilha.
Mapas dos europeus que imaginavam uma ilha chamada Brazil

Árvore pau-brasil
Índios ajudando a derrubar e carregar pau-brasil
Exploração do trabalho indígena.


A origem do nome é incerta, mas sabe-se que a terra passou a ser conhecida por Brasil ainda no período pré-colonial, quando a exploração e o comércio do pau-brasil estavam no auge. Seja como foi, de acordo com as regras gramaticais, nosso povo deveria se chamar “brasiliense”, pois a palavra “brasileiro” se referia ao comerciante dessa madeira.


Fonte: Folha de S. Paulo, Publifolha, 1997, p. 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário