Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 28 de março de 2014

Os Estados Unidos no século XIX e a independência das 13 colônias.


Os Estados Unidos  no século XIX

A independência das 13 colônias consolidou liberdades e direitos preexistentes. A Constituição de 1787 implantava a república presidencialista e consagrava o federalismo. A autonomia dos Estados era enorme. O norte expandia para o Oeste seu dinamismo, uma incipiente indústria e o urbanismo. Também para o Oeste tentava correr o Sul, com sua sociedade agrária, aristocrática e escravista.


As 13 Colônias.


Um cotidiano mais igualitário entre os pioneiros permitia o fortalecimento democrático. Paralelamente, com o tráfico de escravos abolido desde 1807, as dificuldades de expansão do sistema sulista tornaram-se maiores. O ingresso de novos Estados na Federação ampliava as divergências entre o Norte e o Sul a favor do primeiro, que necessitava de mercados para sua crescente indústria.

Abraham Lincoln - Presidente dos EUA durante a Guerra de Secessão.


Crescia a tendência abolicionista, com múltiplos interesses e pouco humanismo. Mesmo que desejasse, o Sul não conseguiria mudar sua estrutura econômico-social sem grandes comprometimentos. Por isso, sentia-se pressionado. Daí alguns resolverem fazer valer seu direito de se separar da União, constituindo uma nova unidade política: os Estado Confederados - Era a Guerra de Secessão (1861-1865). O triunfo do Norte implantou a hegemonia da União, arruinou a economia tradicional do Sul e deu início à questão negra.


A corrida para o Oeste ampliou as áreas de cultivo, trouxe imensos recursos minerais e atraiu grandes massas de imigrantes. A ideia do “Destino Manifesto” roda nos leitos das estradas de ferro que unem o Atlântico ao Pacífico. O avanço dos pioneiros faz recuar as tribos indígenas não sem resistências, para seu último reduto: as reservas federais. O término da Guerra de Secessão impulsionou decisivamente a revolução industrial norte-americana, graças ao grande potencial do mercado interno.

A livre concorrência perdeu espaço para os monopólios, apesar das legislações em contrário. O trabalho procurou se defender diante dos abusos do capital: sindicatos se organizaram. O caráter local e reformista dos primeiros sindicatos foi logo substituído por tendências políticas.

O vertiginoso crescimento não encontrou termo nas fronteiras do Atlântico e do Pacífico: à corrida para o Oeste, juntou-se a que se dirigia para o Leste e para o Sul. Os Estados Unidos da América transbordavam...
Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário