Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 20 de março de 2014

A organização política na República Velha.

A política na República Velha

O aumento da população e o novo sistema político permitiram que as oligarquias do Centro-Sul, especialmente de São Paulo e Minas Gerais, que se revezavam na indicação do presidente da República através da política do café com leite, dominassem o governo federal. Paralelamente, em cada estado, algumas poucas famílias, respaldadas no coronelismo herdado do período anterior, passaram a exercer domínio absoluto sobre a região.

Política Café com Leite - São Paulo e Minas Gerais se revesavam no poder.
O voto era vigiado.


Aos integrantes marginalizados das oligarquias regionais não restou outra saída senão a rebeldia armada. O exemplo mais significativo foi o da Revolta Federalista, derrotada pelas tropas centrais depois de se unir a outro setor insatisfeito, a Marinha, então sublevada. (A derrota de ambas na cidade de Desterro ocasionou a mudança de seu nome para Florianópolis, em homenagem ao presidente vitorioso.)

Presidente Floriano Peixoto e a Revolta da Armada numa ilustração de Angelo Agostini


Ainda nesse quadro, a desestruturação inevitável da clientela dos coronéis subjugados por outros mais poderosos, agravada pela modernização da economia, refletiu-se em movimentos de resistência da população empobrecida, cujo ápice foi o episódio de Canudos. Outro efeito do novo regime foi a estruturação de partidos estaduais. A organização de partidos de âmbito nacional restringiu-se à criação de efêmeros instrumentos eleitorais (PRF e PRC) ou a tentativas fracassadas de agrupar setores marginalizados do poder, especialmente o operariado (em partidos como o PSB e o PCB).

Líder Antônio Conselheiro - A Revolta de Canudos.

Mulheres e crianças, seguidoras de Antônio Conselheiro, presas durante os últimos dias da guerra.
A revolta ocorreu no governos de Prudente de Moraes.

Médico Oswaldo Cruz - Revolta da Vacina - 1904 -  governo de Rodrigues Alves.



O sistema, com pequenos abalos, funcionou até 1930. Os presidentes eram eleitos pela quase unanimidade dos votos e as exceções restringiam-se aos momentos de crises sérias no interior das oligarquias dominantes.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário