Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 28 de março de 2014

As diferenças entre Estreito e Istmo.


O que significa Estreito e Istmo?

Estreito é um braço de mar (canal), que une dois maiores corpos de água, como oceanos e mares, e separa duas massas de terra.
Vários estreitos são considerados economicamente importantes, por integrarem rotas comerciais e ter, por essa razão, grande importância estratégica e militar. Muitas guerras foram travadas no passado pelo controle destes estreitos.


Um estreito e um istmo são completamente opostos. Ao contrário de um estreito que fica entre duas massas terrestres e ligam duas grandes massas de água, um istmo localiza-se entre duas massas de água e conecta duas grandes massas terrestres. Ou seja, estreito é o inverso de istmo.



Alguns estreitos têm potencial para gerar energia das marés (uso de turbinas a corrente de maré). Isto é uma forma de energia hidrelétrica onde a energia das ondas é convertida em eletricidade. O estreito de Pentland, localizado na Escócia é capaz de gerar 10 GW (Gigawatt)  e o estreito de Cook situado na Nova Zelândia pode gerar 12 GW.
Muitos estreitos são utilizados para navegação internacional e estão sujeitos a algumas restrições e sujeitos ao regime legal de passagem em trânsito. O estreito de Dover é um deles. Ele concentra grande parte do tráfego marítimo entre o Oceano Atlântico, do Norte e Báltico e é o caminho marítimo mais movimentado do mundo. Cerca de 400 navios comerciais passam diariamente pelo estreito. Por isso a guarda costeira verifica constantemente se os navios estão cumprindo as regras internacionais de segurança e prevenção da poluição costeira. Além disso, aplicam um regime estrito de rotas marítimas.
Texto elaborado por Marina Martinez.
Fonte: www.infoescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário