Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 6 de março de 2014

A expansão da colonização no Brasil.


A expansão da colonização no território brasileiro.

A conquista do território hoje pertencente ao Brasil esteve intimamente ligada às atividades econômicas coloniais. Assim, a pecuária, a exploração das “drogas do sertão” na floresta Amazônica, a procura de indígenas e de metais preciosos levaram os luso-brasileiros para além dos limites determinados pelo Tratado de Tordesilhas. Entre os séculos XVI e XIX, a partir das províncias litorâneas, formaram-se diversos focos de expansão colonizadora, de onde partiram os conquistadores que estabeleceram os primeiros caminhos, povoados e fortificações do interior. Devido a isso, ainda no século XVIII Portugal e Espanha firmaram vários tratados, procurando novamente delimitar seus respectivos domínios coloniais no Novo Mundo.

As “drogas do sertão” eram empregadas com as mais diferentes finalidades culinárias e medicinais.

Bandeirantes

Tratado de Tordesilhas

Internamente, a própria América portuguesa chegou a ser dividida em três Estados: vice-reino do Brasil, Estado do Maranhão e Piauí e Estado do Grão-Pará e Rio Negro. Novas capitanias também foram criadas sempre na tentativa de garantir o controle e a posse dos territórios portugueses no  continente. A partir da metade do século XVIII, a Coroa portuguesa readquiriu as poucas capitanias ainda em mãos de particulares, assumindo sua administração através de funcionários reais. Algumas dessas capitanias estavam subordinadas às chamadas Capitanias Gerais, instâncias político-administrativas submetidas aos seus respectivos Governos-Gerais.
Trajetória de alguns bandeirantes


Ao lado dessas medidas econômicas, políticas e diplomáticas, a participação da Igreja também foi decisiva para a conquista colonial. Diversas ordens religiosas, entre elas a importante Companhia de Jesus, estabeleceram missões tanto nas regiões litorâneas quanto no interior, onde os indígenas eram sistematicamente “domesticados” e cristianizados, integrando-se à estrutura de exploração colonial montada pela Coroa portuguesa no Brasil.

As missões religiosas
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário