Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 13 de março de 2014

O processo de independência do Brasil.


O processo de independência

Em 1807, para se proteger das tropas francesas que invadiram Portugal durante as guerras napoleônicas, a Corte fugiu para sua colônia na América. Instalada no Rio de janeiro, transformou essa cidade no centro do Império português, submetendo ao seu controle todas as demais colônias ultramarinas e regiões brasileiras, principalmente o Nordeste.

A Corte precisava fugir, antes da chegada das tropas de Napoleão.



A distância entre a capital e as outras áreas do continente, as profundas diferenças e a precariedade das relações econômicas impediram que surgissem laços que as ligassem efetivamente para além das imposições da dominação colonial. Assim, as revoltas separatistas e republicanas não demoraram a acontecer, obrigando o governo português a impor-se militarmente, como em 1817 em Pernambuco. Para isso, teve como aliada a oligarquia agrária do Centro-Sul, com quem o governo compartilhava interesses econômicos, surgidos da rede de abastecimento montada para atender às necessidades da Corte. O Rio de Janeiro tornou-se, então, o principal mercado consumidor dos produtos paulistas e mineiros, transportados por tropas que cortavam o vale do Paraíba.

uma seção dos processos judiciais dirigidos contra os revoltosos

Todo esse arranjo foi, no entanto, ameaçado em 1820, quando as Cortes portuguesas aprovaram medidas para criar uma monarquia constitucional e fazer as colônias voltarem ao estatuto anterior a 1808. A independência tornou-se então inevitável, como uma forma de manter os privilégios conquistados pela elite luso-brasileira dominante e garantir a continuidade da ordem escravista. Proclamada a independência, era preciso criar um Estado forte, capaz de enfrentar as constantes revoltas de escravos, a profunda insatisfação da maior parte da população, composta de mestiços e libertos pobres, além das pressões inglesas para acabar com o tráfico negreiro.

Representação da Independência do Brasil



A construção desse novo Estado nacional dependia da capacidade de o governo sediado no Rio de Janeiro submeter as oligarquias regionais que resistiram desde a independência. Desse modo, iniciou-se um conflito que acabaria por forçar a abdicação de D.Pedro em 1831. Além disso, o processo de independência esteve ligado às transformações das relações internacionais, marcadas principalmente pelo surgimento da Inglaterra como nova potência hegemônica, impondo às demais potências europeias o fim do pacto colonial em toda a América.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário