Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 18 de março de 2014

O Estado republicano - Brasil.


O Estado republicano

A população da cidade do Rio de Janeiro assistiu em novembro de 1889 a uma série de movimentações empreendidas por representantes das oligarquias cafeicultoras (principalmente de São Paulo) e do Exército com o objetivo de instaurar a República no Brasil.

Dia 15 de novembro de 1889 - Proclamação da República.
Marechal Deodoro da Fonseca - Primeiro Presidente da República.


Estruturado sobre uma coalizão pouco estável, o primeiro governo republicano, encabeçado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, promulgou, em 1891, uma nova Constituição. Nela foi consagrada a fórmula então vigente na maioria dos países ocidentais: três poderes independentes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e eleições para o preenchimento dos cargos legislativos e da presidência.

Marechal Floriano Peixoto - Segundo Presidente da República.

O jogo político, entretanto, realizou-se na prática de uma maneira bastante diferente, transformando a Constituição em letra morta. Logo foi estabelecido um acordo entre o governo federal e as oligarquias estaduais ( a chamada política dos governadores ): o governo dava apoio à frações oligárquicas dominantes e em troca tinha garantido um Congresso totalmente submisso. Cada estado tinha um número de parlamentares proporcional à sua importância econômica e ao seu poder de barganha política.

Presidente Campos Sales - implantou a política dos governadores.

A permanência da fraude como mecanismo de controle das eleições pelos coronéis (líderes das oligarquias) e o direito ao voto exclusivamente para os indivíduos maiores e alfabetizados (tornando o Centro-Sul a região com o maior eleitorado completaram o arranjo. Conseguiu-se, assim, vincular diretamente as oligarquias regionais ao governo federal, sem ferir sua autonomia.

As eleições eram controladas pelos coronéis através do voto de Cabresto.


Quanto à política externa, em 1889 iniciou-se um período no qual foram traçadas as fronteiras definitivas do Brasil, depois de resolvidas antigas pendências com os países vizinhos. Em 1903, foi comprado o território do Acre, que se incorporou ao país na qualidade de território federal.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

2 comentários:

  1. É muito importante esta visão histórica de como as instituições democráticas chegaram ao Brasil. Mais uma vez o conceito pleno de democracia cede espaço a um conceito relativo: democracia entre os oligaqarcas. O povo , como sempre, é "massa de manobra"

    ResponderExcluir
  2. É verdade dejalme, por isso em ano de eleição temos que redobrar os cuidados com os "caras" que promete "milagres". Em nossa história recente, temos o exemplo de Fernando Collor.

    ResponderExcluir