Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 14 de março de 2014

A economia do Brasil no século XIX.


A economia do século XIX – Açúcar – Algodão – Café – Fumo

No início do século XIX, a economia brasileira mantinha um caráter predominante agrícola. Em torno de cada uma de suas principais atividades, foram surgindo, pouco a pouco, as diversas regiões em que o país está hoje dividido. O café assumiu, então, o papel que tivera o açúcar no período anterior, tornando-se o principal produto de exportação. A expansão cafeeira teve início na província do Rio de janeiro, na década de 1820, ocupando gradualmente o vale do Paraíba e, em seguida, outras áreas de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, o que transformou essa região no principal polo econômico do país.



Café
Engenho de Cana de Açúcar
Algodão
Plantão de Fumo

A lavoura do vale do Paraíba não inovou a organização da produção, mas trouxe transformações sociais e políticas fundamentais, como o surgimento de uma nova aristocracia – os barões do café -, empenhada na construção do Estado nacional. A partir da década de 1840, a agricultura do café se expandiu pelo Oeste paulista, encontrando, entretanto, um sério obstáculo: devido as más condições das estradas, havia grande dificuldade para levar a produção até o porto da Santos.

Barões do Café

Estação Ferroviária




Além disso, em 1850, a cultura cafeeira teve de enfrentar o fim do tráfico negreiro. Esses fatos obrigaram os fazendeiros paulistas, em associação com o capital inglês, a adotarem mudanças no cultivo e no beneficiamento do café, modernizando a tecnologia empregada e investindo na construção de estradas de ferro, que baratearam e agilizaram o transporte aumentando a lucratividade.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário