Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 14 de março de 2014

A Europa feudal - Religião e Cultura.


A Europa feudal: religião e cultura

O crescimento demográfico-econômico-territorial que a Europa conheceu desde meados do século XI influenciou a visão de mundo dos homens da época. No que diz respeito à religião, ocorreram dois importantes fenômenos. O primeiro no plano institucional, com a Igreja, definindo de forma clara e indiscutível sua organização interna ( párocos, bispos, arcebispos, cardeais, papa), seus dogmas e suas crenças essenciais ( Trindade, Encarnação, Virgindade de Maria, sacramentos, etc.). A Reforma Gregoriana (1073-1216), ao procurar purificar a Igreja, libertando-a das interferências da nobreza feudal, passou a dividir a sociedade em dois grandes grupos opostos, cléricos e leigos.
Ordens Mendicantes
Representação do Papa Gregório



O segundo fenômeno no plano religioso foi de certa forma uma reação a essa crescente institucionalização da Igreja. Muitos grupos que desejavam uma Igreja mais aberta, menos corporativa e nobiliárquica, formulavam interpretações do cristianismo que se opunham àquelas defendidas pelo clero. Eram as heresias.
Pintura do  século XIII que mostra a execução de monges.

Outros grupos, embora também críticos da Igreja excessivamente rica e poderosa, procuravam propor novas condutas sem se afastar da obediência ao Papado. O caso mais conhecido e mais importante foi o das Ordens Mendicantes (Franciscanos e Dominicanos).
Pintura representando os Franciscanos

Essa trajetória religiosa da Europa feudal teve repercussões na concepção e produção cultural, De um lado, a cultura erudita dos cléricos desenvolveu, sobretudo no século XIII, uma importante teologia-filosofia conhecida por Escolástica. De outro, a cultura popular dos leigos produziu uma rica literatura em línguas locais (vernáculas) – canções de gesta, ciclo arturiano. No entrecruzamento das duas culturas, a arte românica (séculos XI-XII) e a arte gótica (século XII-XIV) aproveitavam elementos teológicos e folclóricos, transmitindo valores que atingiam praticamente toda a população.
Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário