Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 18 de março de 2014

A colonização ibérica - Portugal e Espanha dominam a América.


A colonização ibérica

Ao ocuparem as áreas tropicais e subtropicais da América, Portugal e Espanha visavam obter metais preciosos e gêneros agrícolas que alcançavam altos preços no mercado europeu. Assim, nessas regiões formaram-se colônias de exploração, ou seja, voltadas para as metrópoles. Elas não existiam por si mesmas, mas em função dos interesses externos e possuíam quatro características básicas.


Nativos trabalhando.

Jean Baptiste Debret (1827). Descoberta de jazidas de ouro - 1693

Em primeiro lugar o domínio metropolitano, isto é, o centro de decisão sobre a vida das colônias estava na metrópole, que definia os sistema político-administrativo, as relações econômicas, as questões religiosas e culturais. Em segundo lugar, o “exclusivo comercial”: somente os mercadores da metrópole podiam comprar os produtos coloniais para revendê-los na Europa e somente eles podiam trazer mercadorias europeias para o mercado colonial. Em terceiro lugar, a grande propriedade agrícola, que produzia em larga escala determinado bem para o mercado europeu (por exemplo, nos séculos XVI-XVII o açúcar no nordeste brasileiro). Por fim, o escravismo africano, utilizado não por causa de uma pretensa superioridade do trabalho negro sobre o indígena, mas para gerar outro comércio monopolizado pela metrópole.



Em suma, as colônias de exploração deveriam atender aos pressupostos mercantilistas. Assim, os espanhóis, por terem encontrado de imediato metais preciosos em suas colônias, não precisaram se preocupar com o sistema produtivo para a exportação. Bastava confiscar as riquezas acumuladas pelos astecas no México e pelo incas no Peru e forçar os indígenas a extrair ainda mais metais das minas. Foi apenas quando a quantidade de ouro e de prata começou a diminuir que a Espanha recorreu à agricultura de exportação.
Contato dos espanhóis com os Astecas.


No caso da colônia portuguesa de exploração, o Brasil, a cronologia foi oposta. Não tendo ali encontrado metais preciosos, os portugueses implantaram atividade de extração (pau-brasil), de agroindústria (açúcar) e de pecuária. 

Engenhos de açúcar no Brasil

Mineração no Brasil

Finalmente, no século XVIII, quando a mineração espanhola já estava em decadência, descobriu-se o ouro brasileiro. Em função dele , o afluxo de portugueses para a colônia cresceu dez vezes e o território brasileiro alargou-se em dois milhões de quilômetros quadrados.
Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário