Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 25 de março de 2014

A crise da República Velha.


A República Velha, minada por uma série de fatores, entrou em crise. A antiga rixa entre governo e Exército, nos anos 20, assumiu um novo conteúdo: a baixa oficialidade, especialmente os tenentes, revoltou-se contra um regime que os mantinha fora das principais esferas do poder. Depois de uma revolta  fracassada no Forte de Copacabana, em 1922, o movimento tenentista eclodiu em 1924, já agora em caráter nacional. Os revoltosos chegaram a manter a cidade de São Paulo ocupada por vinte dias, mas tiveram de abandoná-la, formando a chamada Coluna Paulista. Deslocando-se para o Oeste do Paraná, em abril de 1925, encontrou-se com outro movimento vindo do Rio Grande do Sul, liderado pelo capitão Luís Carlos Prestes. Embrenhando-se pelo interior do Brasil, a agora chamada Coluna Prestes percorreu milhares de quilômetros em dois anos, até retirar-s para a Bolívia em 1827.

Os 18 do forte - A Revolta do Forte em 1922

Luis Carlos Prestes 
Deslocamentos da Coluna Prestes.
Imagens de soldados da Coluna Prestes.


Outro fator de desgaste do regime foi a divisão interna das oligarquias estaduais, em que um pequeno grupo submetia os demais. No plano federal, a terceira potência eleitoral e econômica do país, o Rio Grande do Sul, estava marginalizado do governo central. Aproveitando-se do desentendimento entre paulistas e mineiros sobre a sucessão de Washington Luís, em 1930, a oligarquia gaúcha lançou a candidatura à presidência do governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas.

Presidente Washington Luis
Getúlio Vargas

O apoio da oligarquia mineira e da paraibana – em troca da vice-presidência – permitiu a constituição da Aliança Liberal, que se contrapunha aos interesses da oligarquia cafeeira, atraindo as camadas urbanas e os remanescentes do movimento tenentista. Os integrante marginalizados das oligarquias estaduais participaram das eleições apoiando o candidato rival ao do grupo dominante no estado. O resultado foi o surgimento de conflitos locais, como na Paraíba, que culminou com uma revolta em Princesa Isabel e o assassinato de João Pessoa – o candidato a vice-presidente pela Aliança Liberal.
João Pessoa


A derrota eleitoral levou aliancistas e tenentistas a uma revolta armada, pela qual impuseram uma derrota militar ao regime já enfraquecido. Calcada numa produção cafeeira superior ao consumo mundial, e sustentando artificialmente os preços altos do café, a República Velha enfraqueceu-se também por suas dificuldades econômicas, e extinguiu-se. Em seu lugar surgiu um novo regime.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário