Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sábado, 29 de março de 2014

O que é o Escorbuto?


A doença que predominava nas Grandes Navegações - O Escorbuto

De todas as calamidades físicas que se abatiam sobre os marujos dos séculos XVI e XVII, nenhuma era mais devastadora e repulsiva do que o escorbuto. Doença provocada pela carência de vitamina C, o escorbuto provoca hemorragias e causa o rompimento das paredes de vasos sanguíneos. Os primeiros marinheiros ocidentais afetados por essa terrível enfermidade foram os homens da esquadra de Vasco da Gama, em 1497. A doença em geral se manifestava após 70 dias em alto-mar. De início, era chamada de “mal de Luanda”, pois em geral atacava os marujos quando os navios se encontravam ao largo da costa de Angola.
Escorbuto


O nome “escorbuto” provém da palavra holandesa scherbuik, que quer dizer “ventre aberto” e deu origem ao francês scorbut. Há inúmeras e horrendas descrições dos estragos feitos pelo escorbuto entre os passageiros da chamada “Carreira da Índia”. O efeito mais conhecido da doença é o inchaço das gengivas, que apodreciam, ficavam muitíssimo malcheirosas e tinham que ser cortadas a navalha. As vítimas do escorbuto em geral morriam após dois meses de grandes sofrimentos. No século XVIII, o capitão inglês James Cook concluiu que o consumo de limões e laranjas (ricos em vitamina C) evitava a doença.

SINTOMAS
Os principais sintomas desta doença envolvem manifestações dermatológicas, sangramentos espontâneos, inflamações e dores. Podemos destacar, por exemplo:
§  Mialgia;
§  Dor óssea;
§  Edemas;
§  Hipertrofia gengival;
§  Depressão;
§  Alterações de humor;
§  Cabelos quebradiços;
§  Queda de dentes;
§  Dor nas articulações;
§  Feridas com dificuldade de cicatrização;
§  Fraqueza.


Fonte: A Viagem do Descobrimento – Eduardo Bueno – Editora Objetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário