Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

segunda-feira, 24 de março de 2014

O que é filosofia - Parte 1


O que é filosofia?

O que é ser um filósofo?

Para que serve a filosofia?

Filosofia significa amor pela sabedoria do grego philos (amigo), Sophia (sabedoria ou conhecimento).

Filósofo é aquele que pensa sobre o mundo e se questiona sobre ele, procurando respostas sobre o desconhecido.

A filosofia começa com o estranhamento em relação ao mundo: quando tomamos mais as coisas como certas. Questionamos como as coisas são. A filosofia explora o que não sabemos. Quando já temos as respostas, passa a ser ciência.

A ciência trata do que conhecemos e de como conhecemos. A diferença entre ciência e filosófica é que a filosofia sugere ideias sobre o que não é conhecido. Com o passar do tempo, sempre aparecem novas questões.
Toda sociedade tem seus próprios filósofos, cujas ideias refletem a cultura a que pertencem. Seus ensinamentos levaram a diferentes tradições de folosofia, como a “oriental”, a “ocidental” ou a “africana”.

Os primeiros grandes filósofos ocidentais viveram onde hoje é Grécia, Itália e Turquia. Esses primeiros pensadores foram influenciados por ideias egípcias e babilônicas, ou seja, as origens da filosófica ocidental podem ser encontradas na África.

A serventia da filosofia é que atualmente, os filósofos são muito procurados por serem preparados para pensar claramente sobre problemas.

Os filósofos ensinam aos jovens como pensar e argumentar claramente estudando outros filósofos.

A história da filosófica ocidental começou na antiga Grécia. Naquela época, a Grécia era um conjunto de cidades-estados prósperas e rivais. Os gregos antigos eram bons em quase tudo. O profundo interesse pelas ciências deu muito o que pensar a alguns deles. O que tornou “filósofos” foi o fato de tentarem explicar o mundo cientificamente. Antes disso, tudo era atribuído a mitos, lendas e à vontade dos deuses.

Sócrates era conhecido em Atenas. Vivia vestido de roupas simples e sempre estava descalço, ele passava os dias discutindo tudo sob o sol com todo o mundo. Logo passou a ser tido como o home mais sábio de Atenas, apesar de a cidade estar cheia de filósofos que cobravam por seus ensinamentos (sofistas). Essa vaidade não impressionava Sócrates, que dizia: “Tudo o que sei é que nada sei”. Outra frase de Sócrates – “A ignorância é o único mal”.
Sócrates

Sócrates acreditava que a felicidade vinha de levar uma boa vida. O que é bom e o que é ruim? Esta era a grande questão. Ele achava que descobriria se conversasse com muitas pessoas. Podemos ai destacar a importância que Sócrates dava ao diálogo, as diversas opiniões etc. Quanto mais questões fizesse, mais saberia, e o conhecimento, ele tinha certeza, era uma coisa boa. Mas suas questões desafiadoras o colocaram em dificuldades. Alguns líderes políticos de Atenas não gostaram de ter suas opiniões reduzidas a migalhas.
Lembrando que Sócrates nunca escreveu seus pensamentos.

Sócrates é considerado o Pai da Filosofia Ocidental.

Sócrates foi preso, acusado de corromper mentes jovens e adorar falsos deuses. Foi julgado culpado das duas acusações e condenado à morte. Ele deveria beber cicuta, um veneno. Seus acusadores esperavam que ele implorasse pela vida: a verdadeira intenção deles era mostrar que Sócrates não era tão importante assim. De acordo com as leis de Atenas, o condenado poderia sugerir uma punição diferente. Mas ele não quis se rebaixar. Em vez disso, propôs que a cidade lhe desse uma refeição por dia e erguesse uma estátua dele na praça principal. A corte não gostou e ordenou que a sentença de morte fosse levada a cabo.

Sócrates foi honesto e pobre até o fim. Para não morrer devendo dinheiro, pagou sua última dívida com uma galinha.

Sócrates não foi o primeiro filósofo do Ocidente. Entretanto, sua importância para a filosofia ocidental pode ser avaliada pelo fato de os pensadores gregos que o precedera serem conhecidos como pré-socráticos, o que significa “antes de Sócrates”.

Sócrates é uma figura misteriosa. Não escreveu livros. A maior parte do que conhecemos sobre ele veio de seu aluno Platão. O fato de ter morrido pelo que acreditava serviu de inspiração para todos aqueles filósofos posteriores que ousaram desafiar o Status quo. Sócrates era diferente de seus antecessores porque se preocupava com a moralidade, ou com o que era bom, de preferência ao que mantinha junto o universo físico.

Sócrates queria encontrar definições universais para ideias como bem, justiça e sabedoria, e não apenas descrições. Ele pensou que devia haver um denominador comum, ou essência, em cada uma dessas ideias abstratas. Sabia que ao ser capazes de descrever, por exemplo, um ato de coragem, as pessoas poderiam ser capazes de reconhecer a essência da coragem inerente ao ato. Sua busca era isolar essa essência.

O método de Sócrates para encontrar a verdade sobre as coisas era um sistema de questionar o que as pessoas acreditavam. Assim Sócrates esperava revelar as inconsistências. Ele pensava que a verdade só poderia ser encontrada com muito trabalho. O grupo mais influente de filósofos do tempo de Sócrates era o dos sofistas, que ganhavam a vida ensinando oratória às pessoas. Sócrates não os via como filósofos de verdade. Com seu sistema de questionamento contínuo, Sócrates classificou os métodos dos sofistas como pouco mais que artifícios superficiais – torcer as palavras para vencer uma discussão em vez de revelar a verdade.

Palavras de Sócrates ou atribuídas a Sócrates:

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”

“A ociosidade é que envelhece, não o trabalho”

“Não penses mal dos que procedem mal; pense somente que estão equivocados”

“O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância”

“Quem melhor conhece a verdade é mais capaz de mentir”

“É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal”

“A vida que não passamos em revista não vale a pena viver”

As Escolas de Filosofia

Os Filósofos Pré-Socráticos

Os pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente. São considerados como a escola que deu início à filosofia ocidental, que tem 2.500 anos de história.
Os primeiros Gregos acreditavam em uma família de deuses, que viviam em palácios no alto do monte Olimpo,  a montanha mais alta da Grécia. Todo o universo e seu funcionamento era atribuído aos atos desses deuses. Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras, Heráclito, Parmênides e Empédocles fizeram parte de um grupo diverso de pensadores pré-socráticos.
Tales de Mileto
Anaximandro

Pitágoras
Bibliografia: Filosofia para Jovens - Jeremy Weate - Editora Callis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário