Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 18 de março de 2014

Cultura no Império - Brasil.


Cultura no Império

A transferência da Corte para o Brasil e a posterior independência do país inauguraram um novo período na cultura nacional. Com o impulso dado à infra-estrutura de produção e distribuição, a publicação de livros e jornais, proibida no período colonial, tornou-se prática comum. Fundou-se a Imprensa Régia, criaram-se as primeiras bibliotecas públicas, construíram-se novos teatros.

Imprensa

Primeiras Bibliotecas.


O ensino superior era de competência do governo central, enquanto o ensino básico era encargo dos governos provinciais. Na década de 1820, surgiram os primeiros estabelecimentos de ensino superior: as faculdades de Direito de Olinda e São Paulo, seguidas logo pela Faculdade de Medicina no Rio de janeiro e a Academia Militar, entre outras. As faculdades de Direito logo se tornaram estágio obrigatório para aqueles que pretendessem ingressar na vida pública.

Faculdade de Direito de Olinda-PE

Faculdade de Direito - Largo São Francisco


O século XIX foi marcado também por um novo tipo de preocupação intelectual: a necessidade de moldar uma nação a partir dos pressupostos considerados adequados pela elite dominante. Escritores, dramaturgos, pintores e intelectuais transformaram a realidade brasileira em objeto primordial de suas obras e estudos. Na literatura, o Romantismo foi o exemplo mais claro desse compromisso. Muitos autores, como José de Alencar, eram também políticos, e em ambas as atividades tinham como objetivo, nessa fase de construção do Estado nacional, elaborar uma identidade nacional.




A referência europeia continuava sendo obrigatória, e nesse sentido teve enorme influência a Missão Francesa que veio ao Brasil em 1816 trazendo artistas europeus, como os pintores Debret e Taunay. 

Jean Baptiste Debret nasceu em Paris, na França, em 18 de abril de 1768.


O Brasil foi então redescoberto pela Europa, através dos inúmeros viajantes que o percorreram durante todo o século XIX, retratando o país em textos e gravuras.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário