Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 4 de março de 2014

A cultura clássica - Grécia e Roma.


A cultura clássica
A arte e cultura clássicas, muitas vezes denominadas como Antiguidade Clássica, constituem o estilo artístico e cultura predominantes na Grécia Antiga entre os séculos VI e IV a.C. e a sua herança continuada pelos diversos períodos político-culturais da Roma Antiga. Na Antiga Grécia, o estilo clássico veio substituir o arcaico, que era baseado na tradição religiosa pré-democrática e que tinha por característica imagens geometrizadas e pouco naturalistas.
A arte da pintura grega
os heróis míticos Ajax e Aquiles jogando.

Entre os gregos a pintura era sobretudo praticada nas ânforas de argila que acondicionavam o azeite e o vinho muito consumidos inernamente e bastante exportados. O vaso acima é do princípio do século VI a.c.
A arte romana

Os romanos, apreciavam a arte aparentada do mosaico, que com pequenas pedras de cores e formatos diversos compunham as mais variadas imagens.
Com o advento de uma sociedade mais laica e ligada ao pensamento filosófico, os artistas tiveram que buscar uma solução que ligasse o divino (pois a arte ainda era encomendada para representar deuses e motivos religiosos) ao humano (novo campo de interesse ligado à política democrática da pólis e de pensadores como os sofistas e os filósofos, preocupados em compreender a relação entre o homem e o universo). Nesse contexto, construíram uma estética naturalista mas idealizada, baseada em cânones (conjunto de regras ou modelos) que eram a média das características físicas das pessoas mais belas.
O teatro de Epidauro
O teatro de Epidauro, na Grécia, podia receber até 14 000 espectadores. Construído ao ar livre, ele tinha acústica perfeita. No círculo da orquestra ficava o altar do deus Dioniso, já que o teatro nasceu como parte dos rituais dedicados àquela divindade.
A Cultura Romana – a sociedade romana considerava a cultura grega fascinante. Essa cultura servia de referência para os setores mais cultos e ricos de Roma e geralmente a educação das crianças ficava a cargo dos gregos.


Como um poeta romano já havia percebido, “a Grécia cativou Roma”. Ou seja, os rudes romanos, agricultores e guerreiros até então, ao invadirem e conquistarem a Grécia (II a. C.), ficaram fascinados pela cultura. Na verdade, os romanos já tinham contato com ela havia muito tempo, devido à presença de colônias gregas no sul italiano. Mas, sem dúvida, a admiração foi reforçada com a chegada dos romanos à terra helênica. Povo menos especulativo e mais pragmático, menos inovador e mais tradicionalista, menos criativo e mais disciplinado, os romanos adoraram e adaptaram vários elementos da cultura helênica.
Fonte: pt.wikipedia.org. - História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário