Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 12 de março de 2014

Feudalismo.


A Europa feudal: política e economia

A sociedade feudal reunia uma série de instituições e práticas anteriores ao período, mas que só a partir do século XI passaram a formar um conjunto coerente e predominante na Europa ocidental.

Castelo Medieval

Politicamente, era caracterizada pela fragmentação do poder público: cada grande detentor de terras exercia um papel quase monárquico em seus domínios. Os reis, sucessores dos monarcas germânicos, continuavam a existir, mas tinham poderes efetivos somente sobre extensões limitadas dos reinos.

No aspecto econômico, estreitamente ligado ao político, predominava a agricultura; assim, tinha poder econômico e político quem tinha a posse de vastos territórios.
Quanto mais terra alguém possuísse, mais parcelas dessa terra (feudos) poderia ceder em troca de serviço militar (vassalos). Cada uma dessas parcelas era habitada e cultivada por camponeses dependentes (servos) que entregavam parte significativa de sua produção ao nobre local.

Organização de um Feudo


Essa organização social conseguiu impedir as invasões estrangeiras e alcançar certa estabilidade interna. As inovações na técnica agrícola, o aumento da produção e o crescimento populacional – não se sabe qual fenômeno desencadeou o outro – passaram a fazer pressão sobre os europeus. Por quase dois séculos, buscaram obter novas terras para o cultivo, para abrigar o excedente demográfico e para ampliar o comércio. Junte-se a isso o forte desejo dos cristãos ocidentais de continuar peregrinando a Jerusalém – o que os turcos os impediam de fazer desde 1078 – e teremos as condições que provocaram as Cruzadas.



Por dois séculos (1096 – 1270) esses movimentos religiosos militares tentaram conquistar para a cristandade latina o Oriente Médio muçulmano. Paralelamente, com o mesmo espírito, ocorreram a Reconquista Cristã da península Ibérica e a Marcha para o Leste dos alemães sobre a Europa Oriental eslava. Em suma, a Europa feudal conhecia um momento de expansão territorial e econômico que teria profundas repercussões.
Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr e Ruy de O. Andrade Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário