Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 10 de abril de 2014

A China Medieval.


CHINA MEDIEVAL

DINASTIA TANG
O período Tang (618-906) é considerado a época de ouro da china medieval. Nesse período, seus imperadores promoveram uma série de reformas importantes, entre quais cabe citar:
1- a reconstrução de duas importantes capitais do império  changan e loyang. Essas duas cidades ganharam avenidas largas  e arborizadas um centro administrativo e grossas muralhas de proteção;

Muralha da China

2 - a distribuição de lotes de terra aos camponeses a fim de que eles conseguissem sobreviver e pagar impostos ao governo;
3 - a reorganização e o treinamento dos exércitos imperiais, com especial destaque para a cavalaria.
618              906                                         960                          1279                              1368                      
|                        |                                               |                                |                                     |
DINASTIA TANG  | ERA DAS CINCO DINASTIAS |  DINASTIA SONG |      DINASTIA DOS MONGÓIS 

Com um exército organizado e poderoso, o Império Chinês expandiu  suas fronteiras  conquistando terras por meio de guerras ou acordos  e passou   abranger uma vasta área que vai da coreia, a leste, até a pérsia, continuou se expandindo, porém foram parados pelos árabes muçulmanos em 751, na batalha de talas.

A SOCIEDADE
Na época dos TANG, o IMPERADOR governava por meio de DECRETOS nomeando e demitindo pessoas conforme sua conveniência; já a NOBREZA era o grupo mais rico e prestigiado da sociedade e ocupava cargos altos no governo. Muitos desses nobres eram parentes do imperador ou de suas concubinas(amantes).
Eles moravam  em residências confortáveis localizadas no campo, e cultivavam o hábito de beber chá, jogar xadrez e enfeitar a casa com flores.



Outro grupo prestigiado na época era os MERCADORES, entre os quais havia muitos estrangeiros, Isso porque os Tang facilitavam a entrada dos estrangeiros no pais.
Os mercadores estrangeiros viviam em bairros separados, na cidade de changan ,capital do país. Na época, o comércio entre a China e a Europa era intenso. Os principais produtos chineses de exportação, a seda e a porcelana, seguiam para a Europa pela rota da seda e eram pagos com ouro.
Havia ainda os ARTESÃOS reunidos  em corporações que arrumavam colocação para os seus produtos; os TRABALHADORES ESPECIALIZADOS, como babás, guardas, músicos; e os trabalhadores braçais que carregavam água, construíam e consertavam estradas e cuidavam da limpeza pública.
Os CAMPONESES formavam a maioria da população chinesa e levavam uma vida muito difícil; trabalhavam do nascer ao por do sol nas plantações de arroz, chá, cereais e frutas, tendo poucos minutos para a principal ou única refeição diária, feita ao meio dia. Alimentavam-se basicamente de carne de porco ou de peixe e arroz.
A sociedade chinesa estava assim  constituída quando foi fortemente influenciada  por uma religião vinda da Índia, o budismo.

A SOCIEDADE ESTAVA ASSIM DIVIDIDA:
1º IMPERADOR
2º NOBREZA
3º MERCADORES
4º ARTESÃOS
5º TRABALHADORES ESPECIALIZADOS
6º CAMPONESES

BUDISMO

Representação de Buda.

O Budismo é uma religião surgida a partir dos ensinamentos de SIDHARTA GAUTAMA, um príncipe nascido no século IV a.C., no atual Nepal que na época pertencia  a Índia.
Sidharta cresceu no palácio de seu pai cercado de carinho e de conforto; certo dia decidiu deixar o palácio, viver entre os pobres e meditar. O que ele mais desejava era descobrir por que o ser humano sofre.
Após muito meditar, chegou a conclusão de que a fonte de todo o sofrimento  é o desejo.
O desejo de riqueza, de poder, de fama...
Acreditava que, libertando do desejo, a pessoa  eliminaria  o sofrimento e alcançaria o NIRVANAAos poucos, várias pessoas passaram a segui-lo chamando-o BUDA, isto é, o iluminado. Buda acreditava na reencarnação, isto é, que a alma não morre com a pessoa, mas renasce em  outros corpos incontáveis vezes.

Para chegar ao nirvana, Buda aconselhava  a seguir oito regras.

Alcançando o nirvana, a pessoa não teria mais que reencarnar e, portanto, não precisaria mais sofrer. Valorizando a caridade, a sabedoria e a não violência, o budismo alastrou-se rapidamente.

SEGUE ABAIXO AS OITO REGRAS DO BUDISMO:
1. TER BOAS INTENÇÕES.
2. SER HONESTO.
3. ESFORÇAR-SE O SUFICIENTE.
4. EVITAR MAUS PENSAMENTOS.
5. CONCENTRAR-SE AO FAZER AS COISAS.
6. SER JUSTO NAS DECISÕES.
7. FALAR SOMENTE O NECESSÁRIO E NO MOMENTO OPORTUNO.
8. FAZER O QUE É CONVENIENTE.


O BUDISMO NA CHINA
Os principais responsáveis pela entrada do budismo na china foram os comerciantes; por isso os primeiros centros budistas contavam com grandes bibliotecas.
Assim como o cristianismo se espalhou de Roma para o resto da Europa o budismo se alastrou da china para diversos pontos do oriente, como Tibete, Coreia e Japão.


GOVERNO X BUDISMO
Conforme o budismo foi crescendo, o governo chines passou a persegui-lo por três motivos principais:
1.Os monges e as monjas  não pagavam impostos sobre os mosteiros e as fazendas que possuíam;
2.ao se converterem ao budismo, uma religião pacifista as pessoas negavam-se a lutar na guerra pelo Império Chinês;
3.os templos budistas faziam sinos,objetos de culto e estátuas de cobre, e o governo estava com falta desse metal para cunhar moedas.
Em 845, o governo chinês baixou um decreto acusando o budismo de ser uma religião de estrangeiros e de enfraquecer a china. Em seguida , apropriou-se de terras, metais e moedas de vários mosteiros, mandou destruir vários deles e obrigou milhares de religiosos a deixar seus cargos. 

A DINASTIA SONG
Durante a dinastia Song, iniciada em 960, a China progrediu. Registrou-se o desenvolvimento da cultura do arroz, a população passou a se alimentar melhor e cresceu, chegando a 100 milhões de habitante. O governo recolheu mais impostos, incentivou a navegação e o comércio de longa distância e passou a manter orfanatos, cemitérios públicos, celeiros comuns (tarefas feitas antes pelos monges budistas). Durante a dinastia Song ocorreram também inovações técnicas, como a xilogravura e a tipografia.


KAI-FENG, CAPITAL DA CHINA NO ANO 1000

Entre os séculos X e XI, a China passou por um processo de urbanização acelerada. Exemplo disso é a cidade de Kai-Feng, centro comercial com hospedarias, lojas e oficinas de artesanato. Nas praças principais viam-se restaurantes finos, onde os mais ricos chegavam de riquixá (cadeirinha com duas rodas puxadas por um homem a pé). Já os mais pobres alugavam carroças ou barcos para se locomover, transportar pertences ou comerciar.
A capital da China ligava-se a outras grandes cidades chinesas por meio de estradas de pedras e tijolos, onde era intenso o trânsito de comerciantes. Outra via de comércio eram os ricos, constantemente percorridos por veleiros, que também viajavam para o exterior. As viagens de longa distância realizadas pelos grandes veleiros chineses (os maiores do mundo na época) tornaram-se mais seguras graças à bússola e à pólvora, que também foram descobertas na China.
Navegando na direção sudeste, abarrotados de mercadorias (sedas, porcelanas, papel), os grandes veleiros chineses iam até a Índia. Lá os comerciantes chineses trocavam com os árabes seus produtos por produtos ocidentais.

A CHINA INVADIDA

Em 1127, povos guerreiros, conhecidos como tártaros, invadiram a China e tomaram a parte norte do país, obrigando os Song a mudar sua capital para a cidade de Hang-Tchou, no sul. No século XIII, uma nova onda de invasões atingiu a China. Dessa vez, foram os mongóis, liderados por GÊNGIS KHAN.
Seu neto, KUBLAI KHAN, venceu a resistência chinesa e, em 1279, tornou-se imperador da China, com o nome Yuan. Foi naquela época que o europeu MARCO POLO viajou para a China e registrou a experiência em seu Livro das Maravilhas. Até então, os europeus não sabiam quase nada sobre a China, pois seus contatos com os chineses eram raros por causa da enorme distância que os separava, das dificuldades de comunicação por terra e mar e dos frequentes ataques de hunos ou mongóis.


14 comentários:

  1. oi prof ajudou muito!!!!!! sou do 7A do guimarães quero ver vocÊ adivinhar quem eu sou

    ResponderExcluir
  2. melhor site,adorei mt, tbm sou do guima 7 A, adivinha quem eu sou

    ResponderExcluir
  3. Oi professor!muito obrigada ajudou muito no trabalho,sou do 7A em!

    ResponderExcluir
  4. Oi prof melhor site obrigado pela ajuda melhor professor

    ResponderExcluir
  5. Oii professor!! Muito obrigada pela ajuda ....

    ResponderExcluir