Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Martinho Lutero e a reforma protestante.




Martinho Lutero (1483-1546) Alemanha.
Iniciou a Reforma Protestante.
Traduziu a Bíblia para o Alemão.
Era contra as indulgências.
Doutrina da Justificação pela Fé.
Acreditava que o homem era, por natureza, tão manchado pelo pecado, que boas ações apenas não o poderiam salvar da condenação eterna; e que a salvação só seria possível pela Fé e por graça de Deus.
Seguir as doutrinas de Lutero significava colocar por terra em um só golpe toda a razão de ser da Igreja Católica Romana. Ou seja, a visão tradicional de  que a Igreja era a mediadora necessária entre cada cristão, individualmente, e Deus.
Negou a existência do purgatório e a necessidade do celibato dos padres. Ele próprio, em 1525, casou-se com uma ex-freira e, juntos, tiveram seis filhos.
Principal responsável pelo começo da Reforma, Lutero era feroz anti-semita, tendo, talvez, a extraordinária virulência de seus escritos sobre os judeus preparado o caminho para o advento da era de Hitler na Alemanha do século XX.
A Reforma não era apenas uma disputa teológica. Grande parte dela era uma revolta nacionalista alemã contra a influência de Roma, e, por essa razão, Lutero recebeu tanto apoio do príncipes alemães.
Fonte: As 100 Maiores Personalidades da História - Michael H. Hart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário