Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 19 de junho de 2012

D. Pedro II.


Primeiro e único monarca a nascer no Brasil, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e habsburgo nasceu na madrugada de 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro, e morreu em 6 de dezembro de 1891, em Paris.
Órfão de mãe com apenas 1 ano de idade, foi privado da ausência paterna aos 5 anos, após a partida de D. Pedro I a Portugal. Embora continuassem a trocar correspondência frequentemente, nunca mais voltaram a se ver.
Casou-se com a princesa napolitana Teresa Cristina Maria de Bourbon, com quem teve quatro filhos. Porém, apenas duas sobreviveram, as princesas Isabel e Leopoldina.
Era extremamente culto, e, quando jovem, seus estudos incluíam idiomas como português, inglês, alemão, latim e francês, além de entender o tupi-guarani.
Dedicava-se também aos conhecimentos de Literatura, Ciências Naturais, Geografia, História, Matemática, Economia, Astronomia, Arqueologia, Medicina, Música, Dança, Pintura, Esgrima e Equitação, entre outros campos.
Foi o governante brasileiro que ficou mais tempo no poder, reinando de 1840 a 1889.
Responsável pela introdução da máquina fotográfica no Brasil, adquiriu esse equipamento em 1840, anos antes de sua comercialização. Com isso, iniciou uma coleção fotográfica que ficou por anos nos arquivos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Faleceu aos 66 anos, em Paris, onde foi enterrado com honras de chefe de estado pelo governo francês.
Moacir Drska - Fonte: Revista Conhecer Fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário