Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sábado, 23 de junho de 2012

História do Palmeiras.


SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS
Fundado em 26 de Agosto de 1914
Sede Social: Rua Turiassú, 1840
Água Branca - São Paulo/SP
Estádio Palestra Itália
Site:
 www.palmeiras.com.br

O Palestra-Palmeiras sobreviveu a duas Grandes Guerras Mundiais


Em 1942, por determinação do Ministério da Justiça, teve de mudar de nome por causa da "Segunda Guerra Mundial". Nenhuma entidade esportiva brasileira podia ter o nome de outros países, estivessem eles em guerra ou não. O Palestra então teve de procurar outra denominação que não "Itália". Passou a se chamar Palestra de São Paulo e durou apenas seis meses, porque a justiça implicou de novo, desta vez com o nome "Palestra".

Fundado em 26 de agosto de 1914, com o nome de Societá Palestra Itália, tendo como presidente Ezequiel Simone (foto acima). Com apenas um ano de vida, quase fechou as portas. Muitos italianos que jogavam pelo clube foram convocados para a "Primeira Guerra
 Mundial", que se desenrolara na Europa. Entre eles, o presidente do clube de 1915, Augusto Vacari. Os dirigentes e atletas que permaneceram no Brasil deixaram de manter o clube para enviar dinheiro ao governo italiano. O cofre foi esvaziando e o Palestra por pouco não acabou.





Fontes: www.palmeiras.com.br e Arquivo Campeões do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário