Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 19 de junho de 2012

Catolicismo.

A divindade de Jesus Cristo é a base da crença de centenas de milhões de homens. A maneira de celebrá-la, porém, é diferente, de acordo com as diversas Igrejas Cristãs espalhadas pelo mundo, das quais a mais conhecida é a Igreja Católica ou Catolicismo.
A palavra igreja vem de uma palavra grega que significa "assembléia". Designa, também, o edifício onde os fiéis se reúnem para recolhimento.
A igreja católica começa com Cristo. Pedro, um dos doze Apóstolos, foi o primeiro pontífice. Após a morte de Cristo, Pedro levou a Roma a mensagem de Cristo.
Outro também que foi muito importante para espalhar a mensagem de Cristo foi Paulo que juntamento com outros discípulos se dirigiam a outras cidades para transmitir a palavra cristã.
Em Roma, os cristãos eram perseguidos, muitos foram assassinados, dentre os perseguidores mais ferrenhos estava o Imperador Nero, que inclusive atribuiu aos cristãos o incêndio da cidade.
Católico significa "universal".
Hoje, a religião católica é a mais importante em muitos países. À sua frente está o Papa, que vive na cidade do Vaticano, pequeno país, no coração de Roma. O Papa tem a ajuda de um colégio de cardeais, inclusive são estes que o elegem-no.
Alguns edifícios religiosos, ou seja, os mais importantes recebem o nome de catedrais, outros igrejas.
A mais famosa é a de São Pedro de Roma, no Vaticano, onde o próprio Papa realiza as missas.
As missas são os principais serviços religiosos. Existe missas rezadas e missas cantadas. O padre que as oficia é ajudado pelo sacristão. Os padres que constituem o clero secular são aqueles que vivem no mundo dos fiéis. O clero regular é constituído por padres que pertencem a uma ordem religiosa e seguem uma regra. São chamados, frequentemente, "monges". Um padre pode chegar a bispo, arcebispo e até cardeal. O Papa é geralmente escolhido entre os cardeais.
Na Igreja Católica, só os homens tomam ordens sacerdotais. As mulheres também se tornam religiosas e, como os padres e os monges, consagram a vida inteira ao serviço de Deus.
Os católicos dão muito valor a educação religiosa das crianças. As crianças seguem um curso de catecismo e fazem a primeira comunhão.
Na idade Média, a história da Europa está intimamente ligada à história da Igreja Católica. Foi com o Papa Urbano que iniciou-se a época das Cruzadas, ou seja, as lutas entre papas e imperadores, e da construção das grandes catedrais. Foi uma época de Fé e misticismo que influenciou muito a vida de diversos povos.
Igreja São Pedro de Roma, no Vaticano


Nenhum comentário:

Postar um comentário