Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 19 de junho de 2012

Anhanguera e o fogo.





Anhanguera, foi um dos Bandeirantes, seu nome era Bartolomeu Bueno da Silva. Como os demais bandeiras, saiu a procura de escravos e ouro pelas terras brasileiras. Em 1682, partindo da província de São Paulo e penetrando no sertão de Goias, sua bandeira sofreu vários problemas durante a larga travessia até o Araguaia. De volta do Araguaia, veio a ter às povoações dos índios goiás, que eram muito hospitaleiros. Como o Bartolomeu precisava dar descanso a sua tropa e conseguir provisões para o retorno a São Paulo. Fizeram-se, com o auxílio dos índios, alguns roçados, e começou-se a fazer o aprovisionamento.
Durante está estadia, Bartolomeu notou que algumas índias se enfeitavam com folhetas de ouro, muito pesadas, o que levava a possibilidade da existência de jazidas nas proximidades.
Tentou persuadir os índios para que lhe contasse aonde localizar o tão cobiçado "ouro".
Como nada estava conseguindo tirar dos índios, resolveu utilizar sua astúcia: Colocou numa vasilha um pouco de álcool, incendiou-o. Aos índios, aquilo era algo que anormal, o que os deixou muito impressionados. Como não bastasse, Bartolomeu ameaçou que incendiaria os rios, como o fizera àquela "água", se não lhe fosse revelado a localização das jazidas.
Devido ao grande temor, os índios, diante do poder espiritual daquele que passaram a chamar de "Anhanguera", que significa feiticeiro, espírito mau, ensinaram-lhe as rotas, e daí se chegou ao ouro, as riquezas e parte do povoamento do Brasil.
Será esse um jeitinho brasileiro que Bartolomeu nos deixou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário