Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 18 de abril de 2014

O fim da República Populista no Brasil.


O fim da República Populista no Brasil

No início dos anos 60, a polarização ideológica no Brasil atingiu seu ponto máximo. Nas Forças Armadas, na Igreja Católica, no meio estudantil, conservadores confrontavam-se com reformistas e radicais. Empresários e proprietários rurais, reunidos  em suas respectivas instituições de classe, tentavam fazer frente às organizações de operários e camponeses. No Congresso, blocos suprapartidários também expressavam essa radicalização. Assim, à direita surgia a Aliança Democrática Parlamentar e à esquerda a Frente Parlamentar Nacionalista. Manifestações públicas, revoltas, comícios e greves incorporavam-se ao dia-a-dia da sociedade brasileira.

Forças Armadas
Igreja Católica
Manifestação de Estudantes na década de 60.

Ligas Camponesas

O desenvolvimento econômico havia sido impulsionado por um arranjo político extremamente instável: ao mesmo tempo que crescia o capital empresarial, mantinha-se uma brutal concentração de renda. As classes trabalhadores, por sua vez, recebiam benefícios que representavam uma pequena melhoria em suas condições sociais, o que foi possível por meio de práticas populistas. Através de sua mobilização, o operariado obteve alguma inserção nas decisões nacionais, sem que, entretanto, ocorressem mudanças significativas, como no caso da estrutura fundiária. Essa situação, porém, se tornaria mais instável numa conjuntura econômica menos favorável. Com a alta crescente no custo de vida das camadas mais pobres, intensificaram-se as reivindicações populares, enquanto a posição das elites tornava-se mais rígida. O governo João Goulart, que a princípio tentara equilibrar-se sobre as pressões políticas, atendendo às reivindicações populares, acabou por anunciar reformas sociais. Diante disso, os grupos dominantes intensificaram a desestabilização do regime.

Jango defende as reformas de base na Central do Brasil no dia 13 de março de 1964 (Arquivo Nacional / Correio da Manhã)


Em 31 de março de 1964 foi afinal desencadeado o golpe militar que encerraria a curta experiência democrática brasileira. Tropas legalistas enviadas para combater os militares rebelados acabaram por aderir ao levante. O movimento popular permaneceu inerte, surpreso com a derrubada de Goulart, que tomou o caminho do exílio rumo ao Uruguai. Desta vez não haveria a mesma resistência democrática de 1961. Nos dias seguintes milhares de manifestantes saudavam os revoltosos. A UDN chegava enfim ao poder. 
Fonte: História do Brasil de Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário