Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 15 de abril de 2014

A industrialização no Brasil a partir dos anos 30.


A industrialização no Brasil

Integrando-se à fase monopolista do capitalismo (dominada por grandes conglomerados multinacionais junto ao capital financeiro), o Brasil dos anos 30 passou por um rápido processo de industrialização. O crescimento de seu parque industrial deu-se principalmente no Centro-Sul, onde a indústria, os transportes e as comunicações tornaram-se tão importantes quanto a atividade agrícola.

Funcionários da CSN
Maria Fumaça


Nesse período, prevaleceu como critério básico a industrialização para substituir importações, ou seja, a criação de indústrias para fabricar produtos cuja importação, por qualquer motivo, tornara-se difícil ou custosa. Esse processo passou por duas fases, uma de 1933 a 1955 e outra de 1956 a 1967.


Na primeira, o governo teve como prioridade a construção de uma infraestrutura capaz de sustentar o crescimento industrial. Um de seus principais projetos econômicos era tornar o Brasil independente em relação ao aço com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. Até então, a produção de ferro gusa e de aço era controlada por um conglomerado belgo-luxemburguês, do qual surgiu, na década de 30, a poderosa Companhia Belgo-Mineira, com sede em Minas Gerais.

A vultosa obra de Volta Redonda seguiu os padrões grandiosos do populismo da época, e para financiá-la o governo contraiu pesada dívida externa. Ainda obedecendo à lógica populista de erguer obras monumentais, foram construídas usina hidrelétricas e termelétricas por todo o país, além de indústrias visando a autossuficiência na produção de cimento.
Volkswagen

Foi um período caracterizado pelo crescimento da indústria de bens de capital sob impulso do capital estatal. A partir de 1955, no entanto, a economia brasileira foi aberta ao capital estrangeiro. A necessidade de criar um parque industrial voltado para a produção de bens de consumo (principalmente automóveis) e a consequente necessidade de importar uma tecnologia mais moderna e sofisticada levaram o governo a recorrer ao capital estrangeiro para criar um parque industrial mais complexo.

 Fonte: História do Brasil de Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário