Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sine Qua Non.

Sabe o significado de Sine Qua Non?


 Sine qua non significa "sem o qual não pode ser", e é uma expressão que vem do latim. Sine qua non refere-se a uma ação, condição ou algo indispensável e essencial, inicialmente era utilizado como uma expressão legal, porém já é uma expressão corriqueira. O seu plural é Sine quibus non.

No latim, a forma correta utiliza precedendo a expressão, a palavra condicio, mas algumas vezes é encontrada com a palavra conditio: “Conditio sine qua non”. A expressão é utilizada não só no campo do direito, mas também em economia, filosofia e na área das Ciências da Saúde, além de ser utilizada em vários idiomas, como inglês, alemão, francês, italiano, etc.
No Direito Penal, conditio sine qua non, é a condição sem a qual não existe o crime, não havendo o conditio sine qua non, não há nexo de causalidade, portanto não há crime. Considera-se causa a ação ou omissão sem a qual o resultado não teria ocorrido.
Sine qua non também é utilizado como sinônimo de indispensável, geralmente quando diz-se que existe alguma condição para que algo ocorra, portanto fala-se que existe uma condição sine qua non para que determinado fato aconteça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário