Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A formação do mundo romano.

A formação do mundo romano

Fundada no século VIII a. C., na região central da Itália, a pequena cidade de Roma acabaria por controlar todos os territórios da bacia mediterrânea. No período inicial de sua história, essa cidade foi uma monarquia (753-509 a.C.) e pouco se expandiu sobre seus vizinhos peninsulares. Mas com o estabelecimento de uma república controlada pela oligarquia de grandes proprietários agrícolas, Roma passou a ter uma política expansionista. Como resultado disso em 275 a. C. toda a península Itálica estava submetida.

Mito da fundação de Roma - Rômulo e Remo

Cada conquista colocava os romanos em contato com outras potências e tornava necessárias novas conquistas para preservar os territórios adquiridos anteriormente. Foi assim que, em cem anos, foram conquistados a Sicília, a península Ibérica, o norte da África, a Grécia, a Ásia Menor.

Conquistas Romanas: o mare nostrum

No entanto, esse rápido crescimento territorial provocou alguns problemas socioeconômicos decisivos para o futuro do mundo romano. Podemos dizer que o imperialismo aumentou as distâncias sociais em Roma. Com as guerras os pequenos e médios proprietários rurais morreram ou viram-se endividados, o que favoreceu a concentração de terras nas mãos dos latifundiários. Milhares de indivíduos foram então obrigados a abandonar o campo e a migrar para as cidades. Ali, sem recursos econômicos, essa população marginalizada tornava-se fator de  tensões sociais e de instabilidade política.

Coliseu era o local das apresentações

Lutas entre gladiadores



Julio César


Diante disso, o Estado procurava proporcionar a ela alimento e diversão, “pão e circo”, o que aumentava as despesas governamentais. Tornava-se necessário, então, dar continuidade às conquistas, que, por sua vez, introduziam cada vez mais escravos em Roma – no século II a. C. existiam dois milhões deles. Assim, era cada vez menos provável que um cidadão romano pobre achasse emprego. Essa difícil e complexa situação abria caminho para experiências autoritárias, a mais conhecida delas, a de Júlio César (48-44 a. C.)
Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário