Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A conquista colonial.

A conquista colonial
No final do século XIV, o conhecimento geográfico dos europeus limitava-se, além de suas próprias terras, ao norte da África e a uma pequena parte da Ásia. Algumas rotas mercantis ligavam as mais distantes regiões asiáticas aos extremos ocidentais da Europa. As cidades italianas de Gênova e Veneza haviam se destacado como os principais centros do comércio medieval, mas foram os reinos ibéricos de Espanha e Portugal que primeiramente se dirigiram ao Atlântico, logo após a reconquista de seus territórios aos árabes.

Caravela Portuguesa da Época das Grandes Navegações

Depois de quase um século de expedições à costa africana, os portugueses conseguiram ultrapassar o cabo da Boa Esperança ( antigo cabo das Tormentas), com Bartolomeu Dias. Essa bem sucedida empreitada abriu-lhes um novo caminho para as Índias.

Bartolomeu Dias dobrando o Cabo das Tormentas representado em painel de Domingos Rebelo (1945), no prédio do Parlamento Português.
O Cabo da Boa Esperança é o ponto onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram. Era o ponto estratégico das rotas comerciais européias para o Oriente.
O navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488, demonstrando que era possível se chegar ao oriente por mar. Batizou o local de Cabo das Tormentas. Posteriormente, o rei D. João II chamou-o de Cabo da Boa Esperança, pois finalmente o caminho para a Índia pelos oceanos havia sido encontrado.


Alguns anos antes, Cristóvão Colombo, a serviço dos reis espanhóis e também procurando chegar ao Oriente, atingira as ilhas do Caribe, iniciando a conquista da América. A partir de então, muitos navegadores cruzaram o Atlântico, que foi deixando de ser um mar desconhecido, sobre o qual tinham sido criadas as mais fantásticas e assustadoras lendas, para ser a principal via de integração entre o Velho e o Novo Mundo.

Navegador genovês (1451-1506). Descobriu a América e acabou ligando a Europa ao Novo Mundo.

Cristóvão Colombo foi o primeiro homem a comprovar o que muita gente, em sua época, já desconfiava: o mundo, na verdade, tinha uma forma esférica. Ele acreditava ser possível viajar para o leste ou para o oeste e acabar retornando ao ponto de partida. Colombo nasceu em Gênova, cidade portuária no norte na Itália, onde cresceu circulando entre navios e marinheiros.


Numa dessas viagens, Pedro Álvares Cabral, que se dirigia para o Oriente, afastou-se de sua rota e desembarcou numa área rica em pau-brasil, inicialmente denominada Terra de Santa Cruz. Começava então a conquista portuguesa em terras que, por seus habitantes e por suas paisagens, parecia ser o paraíso terrestre descrito na Bíblia.

A chegada de Cabral


Tratado de Tordesilhas - divisão entre Portugal e Espanha


Portugal e Espanha, pioneiros na expansão ultramarina, logo procuraram dividir ente si os novos domínios. Por intervenção do papa, em 1493, tentou-se traças uma linha divisória que, além de favorecer o reino castelhano, não determinava com precisão o local de onde deveriam ser contadas as cem léguas demarcatórias. Permitindo interpretações conflitantes, foi necessário proceder a uma nova divisão das terras descobertas, um ano depois, pelo Tratado de Tordesilhas. Esse acordo, por sua vez, foi contestado imediatamente por outros Estados europeus, que passaram a promover várias expedições militares e comerciais ao continente americano.
Fonte: História do Brasil - Flavio de Campos e Miriam Dolhnikoff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário