Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Grécia arcaica e clássica.

A GRÉCIA ARCAICA E CLÁSSICA
A península Balcânica, habitada pelos gregos, é pequena, tem poucas áreas férteis e muitas montanhas. Sendo bastante recortada pelo mar, possui inúmeros portos naturais. O grande número de ilhas próximas permite a navegação com segurança, quase sempre com terra à vista. Tal configuração geográfica contribuiu para a formação de algumas das características históricas básicas dos antigo gregos.

Partenon (templo da deusa Atena) construído na Acrópole de Atenas (século V a.C)


Compartimentados em pequenos cantões cercados pelas montanhas e pelo mar, cada grupo humano da Grécia Antiga estava relativamente isolado dos demais. Os gregos organizavam-se, assim, em pequenas unidades políticas, as Cidades-Estados ou poleis. Esse relevo acidentado, entretanto, dificultava as invasões estrangeiras, como ficou claro nas Guerras Médicas (499-449 a. C.), quando o poderoso Império Persa foi derrotado pelas pequenas poleis.

O litoral bastante recortado da Grécia apresentava uma escapatória ao solo pouco favorável à agricultura, com exceção da produção de azeitonas e uvas. Azeite e vinho eram exportados possibilitando aos gregos a importação de cereais, madeira e carne. Em função dessas necessidades econômicas, desde o século XII a. C. os gregos fundaram inúmeras colônias por toda a bacia do mar Mediterrâneo, sobretudo nas costas da Ásia Menor. E, fato extremamente importante, todas essas trocas comerciais eram acompanhadas por trocas culturais. Os gregos absorveram, selecionaram e adaptaram elementos de outras civilizações, proporcionando a elas sua própria cultura. As colônias gregas do sul da Itália, por exemplo, teriam mais tarde papel significativo na formação da civilização romana.

 Teatro de Epidauro (século IV a.C)


Na maior parte das Cidades-Estados, a população reduzida e a participação de todo cidadão na defesa da cidade foram gerando um sentimento de certa igualdade que acabou por levar à democracia. Por outro lado, a autonomia de cada polis criava forte sentimento regionalista. Antes de se considerar grego, o indivíduo se via como ateniense, espartano ou tebano. Assim, não surpreende que, embora unidos contra o estrangeiro, os gregos, com certa frequência, lutassem entre si. Aliás, foi o maior desses conflitos, a Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.), opondo a democrática Atenas à oligárquica Esparta e suas respectivas aliadas, que enfraqueceu definitivamente a Grécia Antiga.

Templo de Hefestos em Atenas


O auge da civilização grega foi o período clássico (séculos V-IV a. C.). A implantação da democracia em várias cidades e a produção de notáveis obras artísticas, literárias e filosóficas caracterizaram internamente esse período. Externamente, os gregos puderam não só resistir à tentativa de invasão persa, mas também manter e até ampliar suas área colônias.
Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário