Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

AS CIVILIZAÇÕES DO ANTIGO ORIENTE MÉDIO - MESOPOTÂMIA E EGITO.


AS CIVILIZAÇÕES DO ANTIGO ORIENTE MÉDIO
O Homem apareceu na Terra há três milhões de anos, mas formou sociedade complexamente organizadas (com escrita, Estado, leis, cidades) há somente cinco ou seis mil anos. Ou seja, sua vida “história” é muito mais curta e recente que a “pré-histórica”, sobre a qual temos informações fragmentárias, dispersas e polêmicas. Sabemos, entretanto, que por volta de 4000 a.C. o homem descobriu a agricultura, com ela sedentarizou e assim começaram a se desenvolve as primeiras civilizações.
Conhecidas como civilizações hidráulicas ou de regadio constituíram-se em torno e em função de grandes rios: a Mesopotâmia estava ligada aos rios Tigre e Eufrates, o Egito ao Nilo, a Índia ao Indo, a China ao Amarelo. Foi no Oriente Médio, com as civilizações da Mesopotâmia e do Egito, que teve início a História. Tempos depois desenvolveram-se ali outras sociedades, que, sem contar com o poder fertilizador de grandes rios, ganharam características diversas: pastoris (hebreus, filisteus, cananeus, hititas), mercantis (fenícios, lídios, cretenses), militares (assírios, hititas, persas). Cada um desses povos teve, além de uma rica história interna, longas e muitas vezes conflituosas relações com os demais
As duas principais civilizações foram a Mesopotâmia e o Egito. A Mesopotâmia, planície aberta à constante movimentação de diversos povos, conheceu quatro grandes períodos históricos:  o sumério, o babilônico, o assírio e o caldeu. Essa periodização clássica baseia-se na complexa história político-militar da região. Em todas as fases, há um clara continuidade social (elite, homens livres pobres, escravos) e econômica (cerealicultura, pecuária, artesanato e comércio). Também do ponto de vista cultural (escrita cuneiforme, códigos jurídicos, astronomia) e religioso (politeísmo antropomórfico), os povos mesopotâmicos mostraram sua semelhanças.

O Egito, por sua vez, mais isolado por mares e desertos, só passou a ter contatos frequentes com outros povos numa época relativamente tardia, por volta do século XVIII a.C. O fato de o faraó ser considerado um deus (enquanto os governantes mesopotâmicos eram apenas representantes de deuses) contribuiu por muito tempo para a estabilidade da região. Para preservar o corpo do faraó falecido e assim perpetuar a sociedade, construíram as pirâmides. Estruturalmente ligados ao Nilo, os egípcios concebiam o mundo como reflexo da luta entre o rio (deus Osíris) e o deserto (deus Seth). A vida  econômica desse povo dependia do Nilo: agricultura em suas margens, transporte de pessoas e mercadorias em seu leito.

Fonte: História Geral - Hilário Franco Jr. e Ruy de O. Andrade Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário