Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tio Sam e sua imagem.


Sobre o Tio Sam
Você sabe como surgiu essa expressão e como surgiu a figura abaixo:

                “Não há consenso entre os historiadores a respeito da  história da personagem. Segundo a versão mais aceita nos Estados Unidos, a tradição do Tio  Sam surgiu a partir de uma brincadeira entre soldados durante a guerra contra a Inglaterra em 1812. Eles recebiam os suprimentos alimentícios em barris que vinham com a inscrição ‘U.S’., sigla utilizada pelo exército e que significa United States (Estados Unidos). As letras foram associadas ao nome de um dos fornecedores do governo, Samuel Wilson, fabricante e comerciante de carne em conserva.
                    Filho de imigrantes judeus, Wilson nasceu em Arlington, Massachusetts, no dia 13 de setembro de 1766, falecendo em 1854. A ‘brincadeira’ dos soldados consistia em simplificar o nome de Samuel Wilson para ‘Tio Sam’ (Unce Sam em inglês) e associá-lo à sigla gravada nos barris de alimentos, criando-se, assim, uma personagem que, sendo o responsável pela alimentação das tropas, acabava por representar a própria administração federal.
                Ainda no século XIX, o chargista Thomas Nast criou uma personagem baseada nessa história, já com suas roupas características imitando a bandeira norte-americana, para representar o governo dos EUA em seus cartuns.
                   A aparência com a qual nós estamos acostumados só surgiu no início do século XX, quando o famoso ilustrador James Montgomery Flagg utilizou sua própria imagem para desenhar a fisionomia da personagem, agora com o tradicional cavanhaque, no famoso pôster de alistamento do exército de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial”.

Fonte: A história da personagem. In: A figura do Tio Sam na propaganda política dos Estados Unidos em guerra. Autores: Charteris Santos dos Santos, Fábio Chang de Almeida e Marlise Giovanaz (orientadora). Disponível em: WWW.ufrgs.br/propesq/livro3/index_charteris.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário