Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Escravidão na antiguidade até os dias atuais.


Escravo na Antiguidade até os dias atuais.
Esse abominável sistema sempre existiu entre os seres humanos, e sabemos que até os dias de hoje estão presentes em diversos países, inclusive no Brasil.
Para quem duvida é só percorrer os grandes latifúndios em nosso extenso território para verificar a exploração de diversos trabalhadores nas lavouras, plantação de cana, carvoaria, onde crianças, jovens e velhos executam diversos trabalhos análogo a escravidão.


Em São Paulo não precisa percorrer muito para verificar a exploração que são submetidos os bolivianos entre outros nacionalidades que vendem sua força de trabalho aqui no Brasil.

Na antiguidade não foi diferente, os escravos em Roma para serem vendidos tinham que passar por uma exposição humilhante.

Verifiquem abaixo o texto extraído do livro  de Mário Maestri:

Os escravos vendidos nos mercados romanos eram expostos, comumente nus, sobre estrados ou em gaiolas. Tinham os pés pintados de branco – signo de escravidão. Pergaminhos pendurados aos pescoços indicavam origem, preços e habilidades. Os cativos podiam ser negociados em grupo ou individualmente. Os vendedores eram obrigados a declarar – em alta e viva voz, no momento da venda – os vícios e as enfermidades das mercadorias. Entre tais ‘defeitos de fabricação’, encontravam-se a tendência à ‘vagabundagem’, à fuga’, ao ‘suicídio’; a surdez; a miopia; a epilepsia, etc. A falta de informação ou a falsidade dela podiam levar à anulação do ato de compra ou à indenização do comprador, num prazo máximo de seis meses a um ano, respectivamente”.
(O escravismo antigo – Mário Maestri – Discutindo a História –  11ª  Edição - Atual Editora).

Por isso que quando tivermos conhecimento sobre gente trabalhando em condições degradantes, não podemos nos esconder, devemos denunciar sim.
Um abraço.
Professor David.


3 comentários:

  1. estefane dize se ver ela denucioa ela her minha amg kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Silmara, parabéns por pensar dessa maneira, só assim podemos construir um mundo melhor.

    ResponderExcluir