Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Julinho da Adelaide ou Chico Buarque de Holanda?


Censura no Brasil
Durante a Ditadura no Brasil a imprensa foi silenciada, só se podia falar mediante prévia autorização, assim a Lei da Imprensa de 1967 oficializou a censura a notícias, fotos e ilustrações de revistas e jornais consideradas ofensivas à imagem do regime militar.
Tudo foi vigiado, teatro, livros, letras de canções, roteiros de cinema etc.
Para burlar a censura o grande compositor Chico Buarque de Holanda criou um nome artístico falso – JULINHO DA ADELAIDE.  Essa foi uma das diversas formas de tentar escapar das garras da censura.
Fora as suas músicas que conseguiam passar sem a percepção dos censores.
Lembram da música Apesar de você?
Essa foi para o Médici.



Os jornais, como forma de protesto, substituíam textos proibidos por receitas culinárias.
A falta de liberdade de expressão ficou pior ainda durante os anos de chumbo, período conhecido quando assumiu a presidência Emílio Garrastazu Médici, entre 1969 e 1973. Durante o seu mandato, as perseguições aumentaram, muitas mortes ocorreram.
Seu governo foi marcado pela Linha-dura, ou seja, autoritário, repressivo, adepto de posições conservadoras e extremistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário