Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Discriminação no Brasil?


É interessante que quando falamos de perseguição de um grupo étnico durante o século XX sempre nos levar a lembrarmos de Adolf Hitler na Alemanha nazista, muitas vezes deixamos de olhar para nosso próprio umbigo, pois é, o nosso país também existiu várias perseguições e discriminação ao longo da história.
Para citar uma, podemos constatar com a ideia de nacionalização durante o período do Estado Novo de Getúlio Vargas, onde existiu uma política imigratória que pretendia dar uma orientação branca, cristã e nacionalista à imigração.
Ocorreu a proibição de entrada de imigrantes negros, japoneses, judeus  e outras nacionalidades consideradas indesejáveis.
Não podemos esquecer que Getúlio Vargas antes de entrar na guerra ao lado dos aliados, nutria uma simpatia pelo nazismo alemão.

Segue alguns documentos históricos da época sobre este tema:

Art. 1º Este regulamento dispõe sobre a entrada e permanência de estrangeiros no território nacional, sua distribuição e assimilação e o fomento do trabalho agrícola. Em sua aplicação ter-se-á em vista preservar a constituição étnica do Brasil, suas formas políticas e seus interesses econômicos e culturais.
Art. 2º O número de estrangeiros de qualquer nacionalidade admitidos anualmente no Brasil em caráter permanente não poderá exceder a quota fixada neste regulamento.
Art. 3º A quota a que se refere o artigo anterior corresponde a dois por cento (2%) do número de estrangeiros da mesma nacionalidade que entraram no país, com o mesmo caráter, no período de 1º de janeiro de 1884 a 31 de dezembro de 1933 (...)
(Decreto-lei nº 3010, de 20 de agosto de 1938, ‘Regulamento sobre a entrada de estrangeiros’. In: Manual de legislação brasileira.)

(...) fica recusado visto no passaporte a toda pessoa que se saiba, ou por declaração própria (folha de identidade), ou qualquer outro meio de informação segura, que é de origem étnica semita. No caso de haver apenas “suspeitas”, recomenda-se às autoridades “retardar a concessão do visto, até que, pelos meios de investigação eficientes...” consigam esclarecer a dúvida e chegar a uma decisão final (...)
(Circular nº 1127. Apud M. Luiza Tucci Carneiro, O anti-semitismo na era Vargas, p. 168.)

Fonte: Nos tempos de Getúlio – Da Revolução de 30 ao fim do Estado Novo – Sonia de eus Rodrigues Bercito – 7ª edição - Atual Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário