Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Por que se criam os Heróis

É interessante como existe a necessidade de se criar Heróis e mitos para sustentar ideologias e o modo de pensar da população.
Foi assim no passado e continua sendo no presente.
Com certeza muitos Heróis ainda surgirão, outros com o tempo serão desmascarados e assim segue.
Devemos lembrar das palavras do alemão Bertolt Brecht "Infeliz o país que precisa de heróis".
ou ainda "Se queres entender o presente, conheça o passado" (confúcio)

Algumas criações: 
Imagem de Tiradentes

D Pedro I

Marechal Deodoro da Fonseca


Abaixo um texto super interessante do historiador José Murilo de Carvalho sobre o tema:

Heróis são símbolos poderosos, encarnações de ideias e aspirações, pontos de referência, fulcros de identificação coletiva. São, por isso, instrumentos eficazes para atingir a cabeça e o coração dos cidadãos a serviço da legitimação dos regimes políticos. Não há regime que não promova o culto de seus heróis e não possua o seu panteão cívico.
Em alguns casos, os heróis surgiram quase espontaneamente das lutas que precederam a nova ordem das coisas. Em outros, de menor profundidade popular, foi necessário mais esforço na escolha e promoção da figura do herói. 
É exatamente nesses últimos casos que o herói é mais importante. A falta de envolvimento real do povo na implantação do regime leva á tentativa de compensação, por meio da mobilização simbólica. Mas, como a criação de símbolos não é arbitrária, não se faz no vazio social, é aí também que se colocam as maiores dificuldades na construção do panteão cívico.
Herói que se preze tem que ter, de algum modo, a cara da nação. Tem de responder a alguma necesidade de aspiração coletiva, refletir algum tipo de personalidade ou comportamento que corresponda a um modelo coletivamente valorizado. 
Na ausência de tal sintonia, o esforço de mitificação de figuras políticas resultará vão. os pretendidos heróis serão, na melhor das hipóteses, ignorados pela maioria e, na pior, ridicularizados.
Fonte: José Murilo de Carvalho - A formação das lamas.São Paulo: Companhia das Letras, 1990. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário