Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Diferenças entre Xiitas e Sunitas.

A rivalidade surgiu por volta do ano 632, na disputa pela sucessão de Maomé, logo após sua morte.
A divergência principal é política: está relacionada à linhagem dos primeiros líderes da comunidade islâmica. "A separação entre o político e o religioso, porém, comum no Ocidente, nem sempre foi tão clara em Estados religiosos", afirma o historiador Frank Usarski, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Os Xiitas compõem cerca de 15 % dos muçulmanos. Eles creem que só descendentes diretos de Maomé podem ser considerados imãs - guias espirituais que interpretam fielmente o livro sagrado Alcorão - e manter o califado, nome dado ao Estado no mundo islâmico, onde o líder acumula as atividades políticas e religiosas. Para eles, Ali, casado com Fátima, a filha de Maomé, teria dado início à genealogia dos imãs.
Já para os Sunitas, (a maioria dos muçulmanos) - partidários dos primeiros califas, desde Abu Bakr (califa entre 632 e 634) -, o califado deve ser liderado pelos considerados pela comunidade como dignos do cargo.
O islamismo tem outros grupos, como bahais e drusos. Para todos, só há um Deus, que é Alá. Maomé é aquele que revelou a mensagem de Alá e o Alcoraão é o livro sagrado.
A diferença surge quanto à aceitação do Suna como texto sagrado e na forma de interpretação de alguns trechos do Alcorão.
Elaborado por Mário Araujo.
Fonte: Revista Aventuras na História - Edição 32 - 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário