Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Torre de Babel

A Invenção de Babel

Segundo a Bíblia, um rei chamado Nimrod, descendente de Noé, teve a ideia de construir uma torre onde ele e seu povo pudessem se refugiar em caso de um novo dilúvio. 
O desmesurado ato de orgulho foi punido pelo Criador. Os homens, doravante, jamais se entenderiam porque nunca mais falariam a mesma língua. Assim nasceu a lenda da Torre de babel.
O mito, porém, parece ter um substrato real. A imagem da Torre de Babel teria sido inspirada no zigurate da Babilônia, templo construído nos primórdios da cidade e reconstruído inúmeras vezes. 
Segundo os testemunhos dos povos estrangeiros que trabalharam na edificação ou na restauração da obra, esta tinha a forma de uma torre de vários andares, elevando-se a 90 metros do solo. Descrição muito parecida com a do edifício bíblico.

                                                            Torre de Babel
Fonte: Revista História Viva ano VII, nº 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário