Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Escrita Cuneiforme.

A Invenção da Escrita

A representação gráfica da língua falada surgiu por volta de 3200 a. C. na cidade de Uruk, centro da primeira grande civilização mesopotâmica, a Suméria. Inicialmente, era um sistema sobretudo pictográfico (desenhos associados a conceitos) que atendia a necessidades administrativas e econômicas: servia apenas para fazer inventários e registrar nomes próprios. Com o tempo, os desenhos se transformaram em símbolos abstratos, o que deu maior agilidade aos escribas.


A primeira forma de escrita foi a chamada cuneiforme: os sumérios gravaram tabletes de argila com instrumentos pontiagudos que produziam marcas triangulares semelhantes à cunhas (cabeça triangular prolongada em uma haste reta), daí o nome "cuneiforme".


 Essa técnica foi usada por três milênios em todo o oeste da Ásia, desde o atual Irã até a Capadócia, e cada povo adaptou a técnica ao seu idioma. A primeira língua utilizada na Mesopotâmia foi o sumério, que a partir do segundo milênio antes de Cristo entrou em decadência e foi substituído pelo acádio. Os principais documentos encontrados na Babilônia foram redigidos nesse segundo idioma, ainda que o sumério tenha sobrevivido em alguns textos eruditos e religiosos.
Fonte: www.historiaviva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário