Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sofistas.

Você sabe o que significa sofistas?

Historicamente, há dificuldade para conhecer o pensamento dos grandes sofistas porque não possuímos seus textos. Restaram fragmentos apenas. Por isso nós os conhecemos pelo que deles disseram seus adversários - Platão, Xenofonte, Aristóteles - e não temos como saber se estes foram justos com aqueles.
Os historiadores mais recentes consideram os sofistas verdadeiros representantes do espírito democrático, isto é, da pluralidade conflituosa de opiniões e interesses, enquanto seus adversários seriam partidários de uma política aristocrática, na qual somente algumas opiniões e interesses teriam o direito de fato perante o restante da sociedade.
Os sofistas mais importantes são: Protágoras de Abdera, Górgias de Leontini e Isócrates de Atenas.
Apresentavam-se como mestres de oratória ou de retórica, afirmando ser possível ensinar aos jovens essa arte para que fossem bons cidadãos.
Essa arte era a persuasão. Os sofistas ensinavam técnicas de persuasão aos jovens, que aprendiam a defender a posição ou opinião A, depois a posição ou opinião contrária, não A, de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião e ganhassem a discussão.
É comum a gente presenciar essas técnicas quando assistimos pela televisão os debates de advogados de defesa, acusação e promotoria nos casos de grande repercussão nacional.
Cada um fala com tanta convicção que deixa as pessoas confusas, ou seja, "em cima do muro" para dar opinião sobre o caso sem levar em conta a oratória dos advogados e promotores.
Sócrates não gostava dos sofistas, pois dizia que eles não eram filósofos, não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, defendendo qualquer ideia, se isso fosse vantajoso.
Corrompiam o espírito dos jovens, fazendo com que o erro e a mentira tivessem o mesmo valor da verdade.
Fonte: Iniciação à Filosofia - Marilena Chaui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário