Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Alexandria.

Alexandre Magno fundou setenta cidades, das quais algumas ainda têm o seu nome. Pouco depois de ter conquistado o Egito, fundou uma nova cidade no delta do Nilo e denominou-a Alexandria do Egito. Alexandria tornou-se rapidamente uma das cidades mais importantes e mais belas do  mundo.
Foi um grande centro comercial: segundo um ditado da época, nela encontrava-se tudo, exceto neve. Foi também, um centro cultural. Ptolomeu I, que reinou no Egito, depois de Alexandre, fundou uma biblioteca que se tornou a mais célebre da Antiguidade. Chegou a contar com 700 000 volumes.
Os livros dessa época não se assemelhavam aos nossos: eram rolos, de longas faixas de papiro, em torno de um bastão. Eram todos manuscritos. (JÁ IMAGINARAM QUANTO TRABALHO)
Um imenso farol contribuiu para a celebridade de Alexandria, porque foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Farol de Alexandria

No decorrer dos séculos, Alexandria fez parte de muitos impérios. Sua biblioteca foi destruída em 390, pelos bárbaros. Seu célebre farol desmoronou por ocasião de um tremor de terra. O lodo invadiu o porto e destruiu-o. Ao fim do século XVIII, a cidade havia perdido muito de sua importância.
No começo do século XIX, porém, tudo se modificou. O porto foi dragado e um canal construído até o Nilo. Alexandria voltou a ser um grande porto.
Você sabia que arqueólogos e oceanólogos procuram o corpo de Cleópatra e Marco Antonio até os dias de hoje?

Nos últimos anos, passaram a se dedicar ao enigma do destino de Cleópatra e a buscar o local de seu sepultamento.
Escavações subaquáticas iniciadas em 1992 pelo explorador francês Franck Goddio e seu Instituto Europeu de Arqueologia permitiram que os pesquisadores mapeassem as áres inundadas da antiga Alexandria seus quebra-mares e esplanadas e o solo submerso antes ocupado pelos palácios reais. Os achados trazidos à superfície - maciças esfinges de pedra, gigantescos blocos de calcário usados em pavimentos, colunas e capitéis de granito - estão despertando  o apetite por uma melhor compreensão  do mundo de Cleópatra.
Vamos aguardar as novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário