Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Slogans das Olimpíadas e Curiosidades das Olimpíadas

SLOGANS DAS OLIMPÍADAS

Lista com os slogans olímpicos em inglês ou espanhol com tradução para o português, surgimento dos slogans e função


Introdução (surgimento e função)
O slogan é uma frase criativa, geralmente criada pelos organizadores do evento, com o objetivo de transmitir às pessoas a ideia central dos jogos olímpicos que será realizado naquele ano. O slogan costuma ter uma mensagem positiva do esporte e do espírito olímpico (união entre as nações). Muitas vezes, incorpora também aspectos culturais do país sede. Juntamente com a bandeira e as mascotes, o slogan é também considerado um dos símbolos das Olimpíadas. O slogan foi usado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Seul de 1988.
Vale ressaltar que o slogan olímpico não é o mesmo que o lema olímpico: Citius, Altius, Fortius (“Mais rápido, mais alto, mais forte”). Este,foi criado por Pierre de Coubertin em 1894 e simboliza o espírito olímpico no geral. O lema olímpico, embora criado em 1894, foi introduzido somente em 1924, nas Olimpíadas de Paris.

Slogans das Olimpíadas:
Jogos Olímpicos - Seul, Coreia do Sul (ano de 1988)
- Harmony and Progress - ("Harmonia e Progresso")
Jogos Olímpicos - Barcelona, Espanha (ano de 1992)
- Amigos Para Siempre (espanhol) Amics Per Sempre (catalão) - (“Amigos Para Sempre”)
Jogos Olímpicos - Atlanta, Estados Unidos da América (ano de 1996)
- The Celebration of the Century – (“A celebração do século”)
Jogos Olímpicos - Sydney, Austrália (ano de 2000)
 - The Games of New Millenium - (“Os Jogos do Novo Milênio”)
Jogos Olímpicos - Atenas, Grécia (ano de 2004)
- Welcome home - (“ Bem-vindos ao lar)
Jogos Olímpicos - Pequim, China (ano de 2008)
- One World, one dream – (“Um mundo, um sonho”)
Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido  (ano de 2012)
- Inspire a Generation – (“ Inspirando Uma Geração”)
Jogos Olímpicos - Rio de Janeiro, Brasil (ano de 2016)
- Viva sua paixão
Jogos Olímpicos – Tóquio – Japão (ano de 2020)
- Discover Tomorrow – (“Descubra o amanhã”)

CURIOSIDADES DAS OLIMPÍADAS

Os fatos mais curiosos que ocorreram na História das Olimpíadas


Curiosidades das Olimpíadas
- O palco da Primeira Olimpíada da Era Moderna, realizada em Atenas em 1896, foi o Estádio Panathenaic. A base do estádio era composta por uma estrutura de mármore, feita no século IV a.C.
- O Cabo de Guerra foi um esporte olímpico entre os anos de 1900 e 1920.
- Na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos os atletas da delegação da Grécia são os primeiros a desfilarem. Logos após vem os atletas do país sede e na sequência os dos outros países em ordem alfabética.
- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1908) que os atletas passaram a desfilar de forma organizada na cerimônia de abertura. Antes de 1908, os atletas entravam e saíam do estádio sem qualquer organização.
- O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade.
- Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.
- Na Grécia Antiga, os atletas gregos faziam várias orações aos deuses do Olímpo para que os jogos acontecessem sem probleas e de forma justa.
- A famosa frase "O importante não é vencer, é participar" é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) é foi pronunciada num discurso para os atletas, antes das Olimpiadas de Londres (1908).
- A famosa bandeira olímpica, com cinco arcos representando os continentes, foi elaborada por Pierre de Coubertin, em 1913.
- Em 1916, não foram realizados os Jogos Olímpicos de Berlim em função da Primeira Guerra Mundial.
- As Olímpiadas de 1944, que deveriam ocorrer em Londres, também foram canceladas, pois a Europa estava quase toda envolvida na Segunda Guerra Mundial.
- Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, no começo do século XX, todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
- Várias modalidades curiosas já fizeram parte das Olimpíadas: Doze Horas de Ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Cabo de Guerra (1900 a 1920), Tiro ao pombo (1920) e Voo livre de planador (1936), Jogo da Palma (1908), Motonáutica (1908) e arremesso de dardo e disco com as duas mãos (1912).
- Nas Olimpíadas de Melbourne (Austrália), em 1956, uma atleta tcheca e um norte-americano namoraram na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países.

- Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta.
- Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte.
- O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920. 
- A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900).
- O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 16 medalhas. Nas Olimpíadas de Londres, o nadador conquistou mais 6 medalhas (sendo 4 de ouro e 2 de prata), totalizando 22 medalhas olímpicas.
- Após ganhar a medalha de ouro nos 200 metros medley, o nadador norte-americano Michael Phelps tornou-se o primeiro tricampeão olímpico em uma mesma prova de natação. 
- Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas. 
- Os atletas que domonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin.
-  Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos via satélite pela televisão.
- O país que mais conquistou medalhas na história das Olimpíadas foram os Estados Unidos. Até os Jogos Olímpicos de Londres (2012), os norte-americanos ganharam 2399 medalhas olímpícas (974 de ouro, 758 de prata e 667 de bronze).
- No ranking de medalhas conquistadas, o Brasil fica em 36º lugar. Até as Olimpíadas de Londres (2012), o Brasil havia conquistado 111 medalhas (23 de ouro, 34 de prata e 54 de bronze).
- Para garantir a segurança durante as Olimpíadas de Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na área leste de Londres.
- As Olimpíadas de Londres de 1948 foram as primeiras a serem transmitidas pela TV para residências particulares.
- O único país-sede que não ganhou medalha olímpica em sua própria Olimpíada foi o Canadá. O resultado inédito e negativo foi obtido nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976.
- As Olimpíadas de Londres de 1908 foram foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.
- Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, dois esportes voltarão para o quadro de modalidades olímpicas depois de muitos anos. O Rugby retorna para as Olimpíadas depois de 92 anos. Já o Golfe retorna após 112 anos.
- O Brasil não participou das Olimpíadas de 1896, 1900, 1904, 1908, 1912 e 1928.
Fonte: suapesquisa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário