Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Olimpíadas na Grécia Antiga

OLIMPÍADAS NA GRÉCIA ANTIGA

História das Olimpíadas na Grécia Antiga, origem dos Jogos Olímpicos, criação, primeira Olimpíadas, prêmios, paz olímpica, modalidades, fim


Corrida de atletas gregos (pintura)

 

Origem

As Olimpíadas Antigas foram uma série de competições atléticas disputadas por atletas das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. De acordo com registros analisados por historiadores, os Jogos Olímpicos surgiram no ano de 776 a.C na cidade de Olímpia (região sudoeste da Grécia). Estes jogos foram celebrados até o ano de 393.

Importância para os gregos
As Olimpíadas possuíam uma grande importância para os gregos, pois possuía caráter religioso, político e esportivo. Primeiramente era uma forma de homenagem aos deuses, principalmente Zeus (deus dos deuses).  Era também um momento importante na busca pela harmonia entre as cidades-estados. Servia também como um evento de valorização da saúde e do corpo saudável.

A Paz Olímpica 
Os jogos ocorriam de quatro em quatro anos. Na época da realização do evento esportivo ocorria uma trégua nas guerras e conflitos. A conhecida "paz olímpica" servia para garantir segurança para os atletas que tinham que se deslocar de suas cidades-estado até Olímpia.

Participação e prêmios
Na antiguidade somente os homens livres que falavam a língua grega podiam participar dos Jogos Olímpicos. Os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estado. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada. Coroas de louro e  ramos de palmeira eram dados aos atletas vencedores.

As modalidades
Os atletas disputavam várias modalidades na antiguidade como, por exemplo, arremesso de disco, corrida, natação, pentatlo, boxe, luta, salto a distância entre outros.

Fim das Olimpíadas na Grécia Antiga

Já sobre o domínio do Império Romano cristianizado, os gregos foram proibidos, em 392 pelo imperador Teodósio I, de praticar qualquer manifestação que valorizasse o politeísmo (culto a vários deuses). Desta forma, os últimos Jogos Olímpicos ocorreram em 393.

 

Primeira Olimpíada da Era Moderna - Atenas 1896

História da Primeira Olimpíada da Era Moderna, Atenas 1896, dados, medalhas, participações, estádio olímpico


A Primeira Olimpíada da Era Moderna
O I Jogos Olímpicos da Era Moderna foram realizados na cidade de Atenas (Grécia) entre os dias 6 e 15 de abril de 1896. As competições esportivas lotaram o estádio Panathenaic.

Alguns dados importantes das Olimpíada de Atenas de 1896:
- Países participantes: Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca e Suíça.
- Modalidades disputadas: 9
- Países que mais ganharam medalhas: 1º) Estados Unidos (11 de ouro, 7 de prata e 2 de bronze); 2º) Grécia (10 de ouro, 17 de prata e 19 de bronze); 3º) Alemanha (6 de ouro, 5 de prata e 2 de bronze).
- Atletas participantes: 300

O estádio olímpico
- O Estádio Panathenaic foi construído em uma estrutura de mármore do século IV a.C. A reforma foi paga pelo milionário grego Georgios Averof. Ele possuía um formato de ferradura, sendo que a pista de corrida tinha curvas fechadas nas duas pontas.

Curiosidades
- O Brasil não participou da Primeira Olimpíada da Era Moderna.
- Foi nesta Olimpíadas que a primeira maratona olímpica foi vencida pelo atleta grego Spiridon Louis. 
- O primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 1896 foi o norte-americano James Connolly. Ele venceu a prova de salto triplo masculino.


- As mulheres não participaram desta edição das Olimpíadas. Foi somente nos Jogos Olímpicos de Paris (1900) que as mulheres puderam participar do evento.
Fonte: suapesquisa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário