Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sobre a Liberdade.

Aspiração à liberdade: o cão e o lobo

RELATAREI SUMARIAMENTE A DOÇURA DA LIBERDADE.

Lobo
Cão


Um cão gordo e saciado encontra um lobo magro ao extremo; eles se cumprimentam e param:
_ Diga-me, de onde vem tanta exuberância? Que comida lhe deu esta corpulência? Eu que sou bem mais corajoso que vocês, morro de fome.
_ O mesmo destino lhe espera, se você puder servir o dono de maneira idêntica, responde bondosamente o cão.
_ Em quê? Pergunta o outro.
_ Vigiar a entrada, proteger a casa contra os ladrões, mesmo à noite.
_ Estou, seguramente, disposto a isto! Por ora sofro com a neve e a chuva, levo uma vida árdua nas florestas; como me seria mais cômodo viver sob um teto sem fazer nada, alimentar-me e saciar-me de comida!
_ Siga-me então.
No caminho, o lobo reparou no pescoço do cão, que a coleira tinha marcado:
_ De onde vem isso, meu amigo?
_ Não é nada.
_ Conte-me, eu lhe peço.
_ Acham-me muito fogoso, por isso prendem-me durante o dia para que eu repouse quando está claro e para eu zele quando chega a noite. No crepúsculo, sou desatado e vou onde quero. Sem que eu tenha que me mexer, trazem-me pão; de sua mesa meu dono me dá ossos e as pessoas da casa atiram-me porções de tudo aquilo que não querem. Assim, sem me cansar, encho meu estômago.
_ E, diga-me, se você quiser ir a algum lugar, você pode?
_Não, absolutamente.
_Seja feliz a seu modo, cão; não gostaria de um trono que me tirasse a liberdade.
FEDRO, III, 6.

Fonte: Textos e Documentos – História Contexto – Jaime Pinsky. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário