Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

domingo, 28 de julho de 2013

Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial.

No último sábado (27 de julho de 2013) participei da XXV JORNADA INTERDISCIPLINAR SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CIDADANIA.
Quero parabenizar a B’nai B’rith do Brasil pelo acolhimento aos professores que participaram do evento.
Durante o encontro conversei com alguns colegas que tiravam algumas dúvidas comigo a respeito do tema, sendo eu professor de História diziam eles, teria mais informações a respeito do que foi o Holocausto.
Assim, foi possível notar a importância de ser realizado esses encontros, pois hoje em dia, muitos sabem mais sobre o último BBB (Rede Globo) e a tal da Fazenda (Record), e se esquecem de um fato histórico de tamanha relevância.
É por esse motivo que nós como educadores não podemos apagar da memória e temos como dever relembrar esses acontecimentos para mostrar aos nossos jovens o que é capaz o ser humano.
A história se repete sim, pois como dizia o grande filosofo Voltaire o homem insiste em cometer os mesmos erros do passado, ora, esse é o motivo que quando leciono digo aos meus alunos, o passado é para ser lembrado não como apenas mais um conto, uma história de um povo, ele deve ser estudado de forma a interpretar e avaliar esses acontecimentos para que possamos afastar de nosso meio essas barbáries que alguns “homens” cometeram ao longo da vida.
Devemos nos perguntar por qual motivo surgem outros Saddan Hussein (Iraque), Hosni Mubarak (Egito), os líderes do Império Otomano durante o genocídio Armênio, Moammar Gadafi (Líbia), Benito Mussolini (Itália), Adolf Hitler (Alemanha nazista), Idi Amin Dada  (Uganda),Bashar AL-Assad (atual presidente da Síria) e o seu pai Hafez al-assad que governou o país por 30 anos, George Bush (EUA) ao invadir o Iraque com suas máquinas de guerra e com isso vitimando milhares de civis iraquianos. Como vocês podem notar o leque é muito grande e não citarei outros nomes para não me estender muito.
A resposta a pergunta anterior é simples, ou seja, não devemos esquecer nunca as atrocidades que essas pessoas cometeram durante o comando de seus países, portanto, nós educadores devemos ter a consciência de sempre reviver a memória com o intuito de abrir os olhos das futuras gerações sobre o momento do voto, pois muitos desses que citei acima, foram eleitos de forma democrática.
Farei a minha parte, ou seja, aos meus alunos estarei sempre contando sobre esses fatos que esses crápulas cometeram em nome da religião, outros em nome do nacionalismo e outros ainda em nome do capitalismo selvagem e, a constante busca por mais poder, não importando com as injustiças que seus atos atingem.
Parabéns para B’nai B’rith do Brasil, Instituto SHOAH de Direitos Humanos e seus parceiros por realizarem mais uma brilhante jornada.

Professor David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário