Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sábado, 6 de julho de 2013

Hebreus - Algumas definições.

Segue abaixo algumas definições sobre o significado de Hebreu, Israelense, Israelita, Judeu e Sionista.

Hebreu, hebraico.
Estes termos se referem ao povo de Abraão e à língua do Velho Testamento. A escolha do hebraico como língua nacional pelo movimento sionista realça sua filiação histórica e a legitimidade de suas reivindicação sobre a terra da Bíblia.
Israelense.
Qualquer cidadão do Estado de israel, sem distinção de etnia ou religião. Na realidade há israelenses árabes, muçulmanos e cristãos.
Israelita.
Adepto da religião judaica; este termo foi forjado com fins de assimilação, para evitar as conotações carregadas da palavra "judeu" e ressaltar o caráter unicamente religioso - e não nacional - do judaísmo.
Judeu.
Quem é judeu? Esta questão extremamente delicada foi debatida por muito tempo, tanto pelos que se consideram judeus como pelo góim (não judeus). Ela obteve respostas diferentes segundo os critérios considerados (religioso, genealógico, cultural...). Em Israel, especilamente, o problema até hoje não foi resolvido. Com frequência já se propôs uma definição que, por ser subjetiva, talvez seja a melhor: seria judeu todo aquele que, por uma razão ou por outra,  se considera judeu.
Sionista.
Partidário do retorno dos judeus à Palestina; nem todos os sionistas são judeus e, sobretudo, nem todos os judeus são sionistas.
Fonte: Os conflitos do Oriente Médio - François Massoulié - Editora ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário