Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os Naipes do Baralho.


OS NAIPES DO BARALHO

Há uma tese de que os naipes surgiram simbolizando as diferentes classes sociais: Copas para o Clero (gente de coração, de piedade), espadas para a nobreza, ouros para a burguesia (comerciantes) e, ideologicamente faz todo o sentido, paus (cajado) para os camponeses.

Copas
Corações
Ouros
Losangos
Paus
Trevos
Espadas
Pontas de Lanças

Outras teses interessantes:
a.    Cada naipe teria 13 cartas para simbolizar os 13 períodos lunares do ano;
b.    Espadas em inglês é spades (pás) e simbolizaria a morte; por isso, só nesse naipe, todas as figuras do baralho (valetes, damas e reis) não olham para o naipe, isto é, as figuras se recusariam a encarar a morte, acintosamente o valete, que é a mais jovem das figuras;
c.    A soma de todas as marcas de todas as cartas de um baralho corresponderia ao número total dos dias do ano 1 (às)+2+3+4+5+6+7+8+9+10+11(valete)+12(dama)+13(rei) = 91 x (4 naipes) = 364. Falta um? É o coringa. No início, os baralhos só tinham um coringa, depois, passaram a ter dois, em respeito ao ano bissexto. Já as letras representativas da figura do baralho vieram do inglês. O rei (K) de King; o valete (J), de Jack (homem comum), a dama (Q), de Queen (rainha).
Fonte: PIMENTA, Reinaldo. A casa de mãe Joana. 6. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário