Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O que é a Pangéia?



Alguns textos sobre a Pangéia:
Pangéia:
Há 250 milhões de anos, a Terra não tinha o aspecto que conhecemos hoje.
Naquele tempo, havia um único e imenso continente, a Pangéia (toda a terra).
Em seguida, a Pangéia dividiu-se em duas partes, que, por sua vez, se fragmentaram nas massas continentais que conhecemos. Foi o astrônomo alemão Alfred Wegener quem enunciou essa teoria, em 1912, suscitando muitas dúvidas.
Fonte: Todo livro.


Outro texto sobre a Pangéia:
No início do século XX, o meteorologista alemão Alfred Wegener levantou uma hipótese que criou uma grande polêmica entre a classe científica da época. Segundo ele, há aproximadamente 200 milhões de anos, os continentes não tinham a configuração atual, pois existia somente uma massa continental, ou seja, não estavam separadas as Américas da África e da Oceania.
Essa massa continental contínua foi denominada de Pangeia, do grego "toda a Terra", e era envolvida por um único Oceano, chamado de Pantalassa.
Passados milhões de anos, a Pangeia se fragmentou e deu origem a dois megacontinentes denominados de Laurásia e Gondwana, essa separação ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto.
Após esse processo, esses dois megacontinentes deram origem à configuração atual dos continentes que conhecemos. Para conceber tal teoria, Wegener tomou como ponto de partida o contorno da costa americana com a da África, que visualmente possui um encaixe quase que perfeito. No entanto, somente esse fato não fundamentou sua hipótese científica.
Outra descoberta importante para fundamentar sua teoria foi a comparação de fósseis encontrados na região brasileira e na África, ele constatou que tais animais eram incapazes de atravessar o Oceano Atlântico, assim concluiu que os animais teriam vivido nos mesmos ambientes em tempos remotos.
Mesmo após todas as informações contidas na hipótese, a teoria não foi aceita, foi ridicularizada pela classe científica. Sua hipótese foi confirmada somente em 1960, após 30 anos da morte de Wegener , tornando-se a mais aceita.
Elaborado por Eduardo de Freitas - Graduado em Geografia - Equipe Brasil Escola



Outro texto sobre Pangéia – elaborado por Fernando Rebouças
A teoria da Pangeia foi formulada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, no início do século XX. Em sua teoria, há 200 milhões de anos as porções de terra formavam um único continente.
O termo “Pangeia”, no idioma grego, significa “toda Terra”, e neste período geológico era um continente banhado por um único oceano, o Pantalassa. Em primeiro estágio, a Pangeia se partiu em dois blocos, gerando os continentes Laurásia e Godwana, que surgiram após deslocamentos sobre um subsolo oceânico de basalto. O Mar de Tétis existia entre os dois continentes.
A Laurásia foi a base para a geração futura dos continentes da América do Norte, Europa e da Ásia, e Gondwana daAmérica do Sul, África, Oceania e Antártida, há cerca de 84 milhões de anos.
Inicialmente, a Índia era uma ilha no oceano Índico, que ao se chocar com o continente asiático, gerou o Himalaia. A teoria da união dos continentes já era discutida anteriormente a Wegener, sendo sugerida pela primeira vez em 1596, pelo pai do Atlas Moderno, o holandês Abraham Ortelius. A Pangeia teria existido durante a Era Mesozoica.
A ciência geológica calcula a idade da Terra em torno de 4 a 5 bilhões de anos, e há 3,9 bilhões de anos, ocorreu o resfriamento dos metais pesados que existiam em alta temperatura na superfície do nosso planeta, gerando a crosta terrestre.
Antes de Wegener difundir a ideia da Pangeia , havia uma corrente de cientistas que acreditavam que os continentes estavam no mesmo lugar desde o surgimento da Terra. Desconheciam a possibilidade da superfície terrestre não ser fixa e de ser composta por placas tectônicas que flutuariam sobre o magma.
O fato das placas tectônicas flutuarem sobre o magna é responsável pela movimentação dos continentes. O movimento das placas tectônicas afasta a placa Sul-americana da Africana todos os anos, na velocidade de 2 cm por ano, o mesmo ocorre entre a África e a Ásia.
Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pangeia
http://www.mundovestibular.com.br/articles/2620/1/PANGEIA---O-CONTINENTE-UNICO/Paacutegina1.html
http://www.brasilescola.com/geografia/pangeia.htm
 Vídeo sobre a Pangéia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário