Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sábado, 23 de março de 2013

O ISLÃ NA ÁFRICA E NO BRASIL

A religião islâmica chegou à África transmitida pelos comerciantes árabes.
Inicialmente, reis e guerreiros dos povos africanos converteram-se ao islamismo.
Aos poucos, a nova religião foi divulgada entre as outras camadas daquelas sociedades.
A partir do século XVI, quando os portugueses começaram a colonizar o Brasil, inúmeros africanos foram trazidos para cá como escravos; dentre eles havia muitos muçulmanos. Eles eram chamados de malês, palavra cuja origem vem de "imale", que na língua africana iorubá significa "seguidor do islamismo".
Uma das formas de resistir à escravidão foi manter sua cultura e suas tradições religiosas. Nas cidades brasileiras viviam pessoas de diferentes profissões e camadas sociais. Nelas o controle sobre os escravos era relativamente menor do que nas lavouras. Assim os escravos muçulmanos que trabalhavam nas cidades encontraram meios para fazer suas orações, jejuar no mês de Ramadã, ler o Corão, mantendo sua fé. Era costume entre esses escravos usar cavanhaque e carregar junto ao corpo versículos do Corão guardados em pequenas bolsas.
Os escravos muçulmanos estavam presentes em diferentes regiões do Brasil, principalmente na Bahia. Em 1835, quando o Brasil já era independente de Portugal, ocorreu em Salvador a Revolta dos Malês. Com base nos princípios de igualdade e justiça do Corão, os escravos enfrentaram as tropas do governo na luta pela liberdade. Os rebeldes foram derrotados, mas contribuíram para reforçar os debates sobre o fim da escravidão que vinham ocorrendo na época.
Fonte: África e Brasil africano - Marina de Mello de Sousa. São Paulo, Ática, 2006.



Nenhum comentário:

Postar um comentário