Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 10 de junho de 2016

O significado da Bandeira do Brasil.


O significado da Bandeira do Brasil.

        A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase "Ordem e Progresso".


        Na bandeira brasileira ainda estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal do país. 
        A bandeira brasileira foi apresentada em 19 de novembro de 1889, através do Decreto nº 4, quatro dias após a proclamação da República no Brasil, substituindo a antiga bandeira imperial do país. O desenho da bandeira foi de Décio Vilares, com inspiração na bandeira do Império. 
          Originalmente, simbolizavam as cores das casas reais da família de D. Pedro I. Porém, os brasileiros associaram outros significados para cada uma das cores:
·         "branco", significa o desejo pela paz
·         "azul", simboliza o céu e os rios brasileiros
·         "amarelo", simboliza as riquezas do país
·         "verde", simboliza as matas (a rica floresta brasileira)
             O Dia da Bandeira é comemorado todos os anos em 19 de novembro.
             A expressão ordem e progresso é o lema político do positivismo, e é uma forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas, através do respeito aos seres humanos, salários dignos etc., e também o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.
         Como já havíamos citado a bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o
Distrito Federal.
             O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
            A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante –da constelação de Virgem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário