Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Briga Religiosa na Irlanda - "bloody Sunday"


Você sabe o que significa “Bloody Sunday”.

Para começar, traduzindo o inglês  temos: Domingo Sangrento.

Foi um episódio ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, onde católicos da Irlanda do Norte foram às ruas para promover uma manifestação reivindicatória.


Essa manifestação tinha como objetivo protestar contra as Leis discriminatórias impostas pela maioria protestante. Porém a manifestação pacífica foi atacada de forma violenta pelas tropas britânicas.

O saldo da tragédia: 14 pessoas mortas.

Esse é mais um desentendimento religioso, uma vez que, a minoria católica da Irlanda do Norte briga pela anexação do território à Irlanda, de maioria católica. Porém, os protestantes que são a maioria na Irlanda do Norte desejam que o país continue subordinado ao Reino Unido, também de maioria protestante.

Essa briga religiosa criou um acirramento que desencadeou uma escalada de violência e atos terroristas.

Um dos grupos que teve destaque nessa luta foi o IRA (Exército Republicano Irlandês), grupo este paramilitar católico, que pretendia separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexar-se à República da Irlanda.



Em 28 de Julho de 2005, o IRA anuncia o fim da "luta armada" e a entrega de armas. O processo de entrega de armas terminou em 26 de Setembro de 2005. Todo o processo de desmantelo do armamento foi orientado pelo chefe da Comissão Internacional de Desarmamento, o general John de Chastelain.


Porém, ainda restaram grupos de dissidentes que não aceitaram a resolução pacífica da questão política, e assim, não podemos afirmar que outras brigas não poderão surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário