Nada é Definitivo!

"Como o nome do Blog diz, não existe uma única verdade, portanto, sempre temos que investigar tudo o que nos dizem sobre a história, para que possamos chegar mais próximos de uma verdade. Este blog é apenas um dos vários caminhos que existem, sejam bem vindos."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dê sua opinião - Campanha contra bullying.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp) pretende começar uma campanha contra o bullying.


A inteção é instruir profissionais da educação e alunos.


A campanha será ampla e permanente. Inclusive no site da entidade será realizada uma enquete com os professores para saber quantos foram vítimas de bullying.


Alguns promotores da Infância e da Juventude de São Paulo almejam a criminalização do bullying, com pena mínima de um a quatro anos de reclusão.


Gostaria de saber a opinião de vocês professores sobre a campanha e a criminalização do bullying.


(Michele Barros)

7 comentários:

  1. Se existir uma lei contra o bullying como ela será aplicada? Em alguns casos os que praticam o bullying vem de alunos menores de idade, vai processar quem? o Pai e a mãe? ou vai recolher o menor para a Fundação Casa? infelizmente neste país muitas coisas não funcionam por causa da lei mesmo. Penso que deveria reformular totalmente o ECA para depois obter melhores resultados tanto ao bullying quanto outros problemas que nossa sociedade passa.

    ResponderExcluir
  2. O bullying sempre existiu. Que o digam os baixinhos, gordos, magrelos, dentuços, quatro-olhos, sardentos, cdfs ou burros, que sabem o que é isso. O que mudou é que a sociedade está mais violenta e a violência na escola é apenas um reflexo.

    Talvez seja interessante responsabilizar criminal e civilmente os pais, quando das infrações de seus adoráveis filhos.

    ResponderExcluir
  3. O Bullying é um velho conhecido dos alunos em todo o mundo. O que o faz ser sentido de forma diferente, em épocas diferentes é o preparo ou despreparo social. Na minha época resolvíamos na esquina da escola. Atualmente, muitos conceitos sociais impedem corretamente a prática agressiva para a resolução do Bullyng, mas não intervem em um assunto muito mais problemático; trata-se do comportamento familiar. Para mim, portanto, o Bullyng que tem o seu ápice nas instituições escolares, é fomentado nos lares, proveniente da falta de informação e preparo pessoal dos filhos. Na verdade os pais atuais deixam muito a desejar na educação de base e isso gera um comportamento social introspectivo na criança capaz de desconcentar o seu crescimento físico, mental e espiritual. Daí, qualquer anomalia, tão comum no ser humano, tal como a obesidade, o estrabismo, a má formação dentária, geram consequências desagradáveis e de difícil reversão. Ah! Fato consumado, é só recorrer a psicologia, quiropraxia, terapia etc; mais uma certeza na inoperância e incompetência dos pais. Um bom diálogo, uma dose de carinho, muitas risadas, fazem bem para o seio familiar. Perguntem ao meu filho!

    Prof. Sergio Valencia

    ResponderExcluir
  4. A punição, apesar de necessária, nunca foi impedimento para quem realmente quer infringir algo proibido. Sendo assim, nao basta apenas penalizar.
    Em vários lugares há placas proibindo colocar entulho na rua, com multas altissimas, mesmo assim quantas vezes vemos sofás, armários entre outros, jogados na calçada. Quantas leis de trânsito temos e mesmo assim quantas pessoas você conhece que já foram multadas? Por isso, acho que ainda falta instrução e conciência de cidadania.
    Como disse o Prof. Sérgio Valencia, neste blog, falta preparo pessoal aos nossos filhos, que não têm base para relações sociais e muito menos sentimento ao ser humano.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser professora, sou a favor da campanha e da criminalização, pois, assim como tantos outros eu já sofri bullying e sei o quanto ele pode ser prejudicial. Creio que medidas devem ser tomadas, mas também é preciso decidir-se como serão as penas e como serão aplicadas. Afinal todos nós sabemos que as "casas" de recuperação de menores infratores não são os "salvam", muitas vezes os "destroem" de vez. Então é necessário que antes de qualquer ação, sejam revistas as formas de punição que os jovens recebem hoje pelos seus atos ilegais. Mas principalmente deve-se enfatizar o quanto à educação familiar é importante, principalmente para a moralidade do indivíduo.

    ResponderExcluir
  6. Olá , é realmente estas agressões sempre existiram ,entretanto , depois do fatidigo ocorrido em Realengo no RJ , que tomou proporção fenomenal pelo país e até pelo mundo , começam com este discurso "moda" é e o bullyind do dia a dia , que sofre o negro , o homossexual e as diferenças que estão nas metrópoles ?.Qual será este bullyuing? e as leis para sua vitímas ? ...Pois bem , nosso bullying vem de tempos , daqueles do da "onça" então deixemos de "modismos" e discursos demagogos.A sociedade tem que discutir bullying e seus predicados, políticas socias e de inclusao , deixar as balas partirem , darem se os tapas, neste caso , perdemos a "mão" ...uma pena !!!!!!

    ResponderExcluir